A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Espaço Jurídico – Minuto família


Por: Drª Luana Vasconcelos Herradon
Data: 06/06/2022
  • Compartilhar:

Meu marido faleceu e ele tem dois filhos, sou obrigada a dividir os bens com eles?

Nesse caso, a norma vigente ela traz em seu entendimento que independente do regime de bens que foi adotado pelo casal na época, e sem que a cônjuge sobrevivente saia prejudicada dos seus direitos que lhe caiba a herança, a mesma tem o direito de habitar no imóvel que residia com o cônjuge até o falecimento do mesmo.

Essa exigência é que seja o único imóvel incluído no inventário. Esse direito é chamado de direito real de habitação, está presente no art. 1.831 do Código Civil.

 O artigo mencionado acima, explica que, mesmo que o cônjuge sobrevivente tenha outros bens, desde que não seja da mesma natureza (imóvel de residência do casal), o cônjuge sobrevivente tem esse direito real de habitação sobre o imóvel, ainda que seja um patrimônio comum ou particular do falecido no momento da abertura das sucessões.

Sendo assim o STJ (Superior Tribunal de Justiça), traz entendimentos recentes sobre a natureza gratuita do direito real de habitação, e não prevê uma cobrança de “alugueis” por parte dos outros herdeiros.

Por fim, caso você esteja passando por uma situação semelhante a essa ou tem dúvidas sobre o direito real de habitação, entre em contato com um profissional de sua confiança para que ele possa te auxiliar da melhor forma possível.

Drª Luana Vasconcelos Herradon


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.