A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Um 2020 mais sustentável


Por: Jaqueline Pirão Zotesso
Data: 31/12/2019
  • Compartilhar:

Um novo ano bate à nossa porta. É tempo de reflexão sobre todos os aspectos das nossas vidas, inclusive sobre a nossa relação com o planeta. E aí, qual foi a sua relação com a nossa grande casa, a nossa mãe Terra, nesse ano que se passou?

Você consumiu muitos recursos naturais? Deixou muitos resíduos ou lixo para trás? Contribuiu para a emissão de gases do efeito estufa?!

Pode até parecer loucura, mas toda vez que vou descartar algo que sei que demora muitos anos para se decompor, penso comigo: “esse objeto ficará na Terra muito mais tempo do que eu”. E isso me incomoda muito!

Já sabemos que a demanda da humanidade por recursos naturais é cada vez mais intensa e temos uma constante “dívida ecológica” que se iniciou na década de 70, quando ao longo de um ano passamos a esgotar os recursos da Terra numa velocidade maior do que a sua capacidade de regeneração. 

Como a qualidade ambiental está diretamente ligada ao estilo de vida, já passou da hora de refletirmos sobre nossos hábitos de consumo e usar a nossa criatividade para tornar a nossa vida cada vez mais sustentável em prol de um futuro sem destruição planetária. Vamos juntos buscar essa meta em 2020?! Sugiro aqui algumas dicas que vão te ajudar a tornar a sua existência mais sustentável:

1 – Comece a fazer um trabalho interno de desassociar consumo com felicidade. Provavelmente, você tem muito mais do que precisa para viver bem, então, revolucione seus valores!

2 – Economize e reutilize água e poupe energia.

3 – Coloque os 3 R´s em prática. REDUZA drasticamente a quantidade de lixo que você gera, consumindo apenas o necessário. REUTILIZE e RECICLE seus resíduos.

4 – Que tal compostar os resíduos orgânicos e contribuir para reduzir essa fração que representa mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos?! Além de poupar os tão impactantes aterros sanitários, você estará evitando o desperdício de recursos públicos e ainda devolverá para a Terra de forma sustentável aquilo que é dela – a riqueza nutricional dos alimentos.

5 - Seja responsável pelo lixo que você gera. Aquilo que é lixo mesmo, ou seja, que não há outra alternativa além do descarte, deve ser destinado de forma ambientalmente correta.

6 – Evite o consumo de sacolas plásticas utilizando sacolas retornáveis para as suas compras.

7 - Escolha o que comprar. Consumidores conscientes podem revolucionar o mercado. Opte por produtos e embalagens que gerem menos impactos ambientais.

8 – Reduza o uso do carro. Vá de bike, a pé, de transporte coletivo, carona! Nem sempre é possível, mas comece a pensar em meios alternativos de locomoção, ao menos em alguns dos seus percursos diários.

9 – Reduza o consumo de carne.

10 – Plante árvores frutíferas para os pássaros e flores para as abelhas. Contribua para a manutenção da tão ameaçada biodiversidade.

Bom, essas são apenas algumas dicas básicas que podem ser colocadas em prática. Achou tudo muito difícil?! Vá aos poucos...a maior revolução deve ser feita dentro de você!

Desejo a todos um 2020 feliz e mais sustentável!

Jaqueline Pirão Zotesso


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.