A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Uivos dos Cães de Guerra no Oriente Médio


Por: Rogério Luís da Rocha Seixas
Data: 22/04/2024
  • Compartilhar:

Quando inicio esta nova exposição de ideias, em mais uma atividade de debate e reflexão com vocês, referente a um tema importante e atualíssimo, já destaco que a tensa situação no Oriente Médio, que visualizamos atualmente, sempre esteve presente nesta região, marcada por uma grande instabilidade política, guerras já acontecidas e situações de guerra, sempre se apresentando enquanto possíveis, devido a variados motivos, historicamente conhecidos.

Contudo, os cães de guerra do oriente Médio, estão uivando ruidosamente e causando um enorme medo, quanto a possibilidade de uma guerra, que traga proporções e consequências, muito além das calculadas para a nossa atualidade. Afinal, a potência bélica dos países beligerantes, estimulados pelos uivos dos cães de guerra, apresenta-se de forma bem forte e pesada, além de mortiferamente variada. Também não podemos esquecer o envolvimento de países fora da região, mas que tem seus interesses políticos e econômicos voltados para este espaço, ignorando a presença e existência das vidas humanas que o habitam. A participação destes países, só eleva o risco da ameaça de destruição sem proporções, caso haja uma guerra de fato.

Pode-se observar que o conflito entre o Estado de Israel e o grupo Hamas, reconhecidamente, reflete todo o quadro conflituoso da região, abrindo espaço para ouvirmos os uivos dos cães de guerra, espelhando exatamente a possibilidade de amplitude de uma possível guerra que venha a ocorrer. Assim sendo, que os esforços para calar os cães, se tornem eficazes! Esforços para que parem de uivar e principalmente, para que não mordam de modo a não deixar nenhum pedaço. Que tais esforços tornem-se mais fortes, concretizados e ativos, do que as raivas, ódios, cobiças e interesses, que já destruíram e destroem tantas vidas, despedaçadas de seus diretos mais fundamentais, sendo o direito à vida, o mais ameaçado e violado, a cada mordida dos cães raivosos de guerra.

Rogério Luís da Rocha Seixas

Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.