A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A espetacularização midiática e a show woman


Por: Rogério Luís da Rocha Seixas
Data: 05/05/2025
  • Compartilhar:


    Caros leitores e leitoras, ao oferecer esta nova matéria, estou ciente de que todos nós sabemos a respeito da força de espetacularização da mídia, principalmente em nossa atualidade digitalizada, me referindo aos canais, plataformas e tecnologias que tem seu funcionamento e distribuição de conteúdo, mensagens e imagens de forma eletrônica, através da internet, incluindo nesta estrutura redes sociais, sites, vídeos on line e mails, entre outros meios da mídia identificada como sendo digital.

Neste espaço midiático digital, que se expandiu e se expande, reforçando inclusive mídias mais tradicionais como os canais de televisão, as imagens se tornaram essenciais na divulgação de fatos, assim como também da imagem de indivíduos, que atuam em diferentes dimensões sociais.

Destaco para nossa discussão, a dimensão identificada como artística, que necessita do espetáculo para se expressar. Com a mídia atual, a construção de imagens espetacularizadas se intensificou e se espalha, acarretando na construção e espetacularizações e de shows men e shows women, isto é, em personalidades que atravessam todas as mídias, alcançando diferentes grupos e sociedades.

No Rio de Janeiro, uma show woman se apresentou no último fim de semana: a cantora Lady Gaga. Ressalto que a cidade recebeu uma massa de fãs oriundos de todas as partes do país e fora dele. Indubitavelmente, a imagem de Lady Gaga, se modifica e se expressa pela mídia de forma intensa e incrivelmente sedutora, atingindo um amplo público que se fascina pela imagem espetacularizada desta show woman, criada e espalhada pela mídia.

Não estou questionando o talento desta cantora. Não é meu objetivo e nem tenho capacidade de faze lo. O que ressalto aqui é a necessidade e a importância de refletirmos acerca de como a mídia contemporânea, pode produzir, expandir, espalhar, explorar e destruir imagens de shows women como a de Lady Gaga ou outras formas de imagens. Espero apenas poder acentuar aqui o poder imenso e eficaz da mídia atual, em mobilizar ou desmobilizar, alienar ou informar, construindo imagens que como demonstra a nossa História humana, podem trazer benefícios assim como também malefícios.

Rogério Luís da Rocha Seixas

Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.