A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Ser Humorado para Ser Humano


Por: Rogério Luís da Rocha Seixas
Data: 14/10/2022
  • Compartilhar:

O propósito da temática desenvolvida nesta nova troca de ideias, passa pela tentativa de ruptura mesmo que momentânea com as discussões de nosso cotidiano, recheadas de tensões e polarizações. Todavia, refletir sobre o tema humor não é tão simples assim. Principalmente em tempos de pobreza de humor e abundância de transtornos. Também não faço referência aqui ao humor medíocre, grosseiro, ofensivo, e marcado pela mera frivolidade, que muito pouco de criativo se mostra e de certo modo, atua em nossa desumanização.

Mas o que significa humor? Termo de origem latina, derivado da palavra humore, significa a disposição do ânimo de um ser humano ou sua expressão cômica. Pode ser aplicado a um modo de ser ou estado de existir. Desta forma, penso aqui para debater com vocês, que podemos perceber o humor, como uma arte de existir. De afirmar a vida com disposição de ampliar o bom humor conosco e com o mundo. Arte que expanda a nossa essência de bem viver. Afirmando com humor, o que somos, apesar de tudo e principalmente com tudo que é considerado feio, cruel e trágico. Nos afirmar enquanto humanos ao humorarmos o existir. É tarefa fácil? Obviamente que não, mas se assim fosse, não teria graça.

Se assim quisermos, podemos pensar o humor como a atividade do sorrir e fazer sorrir. De desestabilizar a mesmice com a força da gaiatice. De escaparmos da aridez do mundo com uma gargalhada que nos liberta da cotidianidade. Porém, não se trata do sorriso alienado ou idiotizado. Fazer o humor sobre nós mesmos e nossa dor de modo inteligente, criativo e liberador, permite que possamos nos humanizar e não nos tornar máquinas de sofrimento ou indiferença. Também nos afasta do mero sorrir sem-graça e próprio do estado de idiota. Como cita o filósofo Nietzsche: “A potência intelectual de um homem se mede pela dose de humor que ele é capaz de usar”.

Na perspectiva da filosofia do Ubuntu, nos momentos mais sombrios da humanidade o humor é uma saída onde não parece haver saída. O humor nos dá a oportunidade de nos sentir melhores, apesar de tudo, podendo ser um breve alívio da dor. Podemos iluminar a escuridão com uma piada irônica e mesmo com um comentário espirituoso. Segundo a filosofia ubuntu, o ser humorado permite exatamente mostrar nossa humanidade, porque se demonstra enquanto uma qualidade própria e atraente que eleva nosso animo. Quando fazemos alguém rir derrubamos os muros do medo e da desconfiança, criando vínculos e conexões de amizade risonha, além de bem alterar os corações, os humanizando ativamente.  Termino com este provérbio africano: “O riso faz maravilhas para o coração”

Rogério Luís da Rocha Seixas

Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.