A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Réveillon: brinde o novo ano com segurança e responsabilidade


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 29/12/2021
  • Compartilhar:

Réveillon brinde o novo ano com segurança e responsabilidade

 

         Chegamos a mais um fim de ano, e como de costume comemoramos a vinda do novo ano com alegria, gostamos de nos reunir e celebrar. E este ano o Réveillon tem um sabor especial, um gosto de esperança, pois, graças ao avanço da vacinação, respiramos mais aliviados.

         Entretanto, a pandemia ainda não acabou, novas variantes têm surgido e fazendo vítimas. Como a Ômicron, variante que tem assustado o mundo, e com receio de uma nova epidemia, muitos lugares tem cancelado a festa.

         Especialista aconselham a realizar festas ao ar livre, em locais bem arejados, não se esquecendo de adotar as medidas sanitárias da Covid-19, para que não haja propagação de novas doenças.

         Preocupados com este panorama, o Observatório Covid-19 da Fiocruz, idealizou uma cartilha, que recomenda e orienta sobre formas mais seguras de passar o réveillon.

         A cartilha diz o seguinte:

         O principal cuidado é garantir que todos estejam vacinados:

- Adultos devem estar com o esquema vacinal completo (duas doses);

- Crianças e adolescentes com 12 anos ou mais que já possam tomar a segunda dose, também devem procurar o posto de saúde para ficarem com sua vacinação completa;

- Se você não se vacinou ou não recebeu a segunda dose, vá com antecedência de pelo menos 14 dias a um Posto de Saúde para receber a vacina e garantir maior proteção aos seus familiares e amigos;

- Para quem for indicada a dose de reforço, siga o calendário, garantindo assim maior proteção para você e todos os outros.

         Mesmo com todos vacinados, a pandemia ainda não acabou e alguns cuidados são necessários:

- Limite o número de pessoas de acordo com o tamanho do espaço para que não haja aglomeração;

- Evite o uso de toalhas de pano. Tenha disponível sabão e papel para secagem de mãos no banheiro;

- Disponibilize álcool em gel logo na entrada e nos ambientes;

- Deve-se proteger as crianças pequenas, que ainda não podem se vacinar, mantendo-as em lugares mais arejados;

- Pessoas idosas ou imunossuprimidas devem estar preferencialmente em lugares mais arejados e utilizar máscaras;

- Peça aos convidados que não compareçam se apresentarem sintomas, mesmo que leves.

         Se nem todos estiverem vacinados, alguns cuidados adicionais serão necessários.

         É possível que em alguns lugares (casas de familiares, amigos ou locais de trabalho) você não tenha como saber se todos já tomaram as vacinas (primeira e segunda dose pelo menos). Nestas situações o melhor é prevenir adotando alguns cuidados adicionais:

- Combinar o uso de máscaras bem ajustadas no nariz, o distanciamento físico de pelo menos 1,5 m e higienização das mãos com água e sabão, ou álcool 70%.

-Procurar garantir condições para que todos possam comer, beber e conversar de forma mais protegida. Essas condições podem incluir, por exemplo, a distribuição de mesas e cadeiras, a separação de grupos para a ceia em momentos diferentes, entre outras medidas de distanciamento;

- Disponibilizar ou solicitar que as pessoas tenham um saco para guardar a sua máscara quando estiver comendo ou bebendo, mantendo-a limpa e seca entre os usos;

- Solicitar que as pessoas tenham máscaras limpas extras, para o caso de necessidade de troca devido ao tempo de uso, umidade ou sujeira;

- Priorizar espaços abertos e arejados ou, em caso de ambientes fechados, mantê-los com ventilação permanente e não utilizar o ar-condicionado.

         Quem deve evitar os encontros

- Pessoas que já podem se vacinar, mas que ainda não estão imunizadas;

- Pessoas com sintomas relacionados à Covid-19 ou que tenham tido sintomas há menos de 14 dias antes do encontro (mesmo que não tenha feito um teste de diagnóstico);

- Pessoas que já saibam que estão com a Covid-19 ou que estejam aguardando o resultado de um teste diagnóstico (PCR ou antígeno) para saber se está com Covid-19;

- Pessoas que mantiveram contato com alguém que teve a doença nos últimos 14 dias antes do encontro.

         Pessoas que devem condicionar a sua participação em encontros a partir de uma avaliação dos riscos envolvidos, considerando o número de participantes, local etc.

- Pessoas que fazem parte ou moram com alguém que faz do grupo de risco para casos graves de Covid-19 (portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica em estágio avançado, imunodepressão provocada pelo tratamento de doenças autoimunes, como lúpus ou câncer; pessoas acima de 60 anos de idade, fumantes, gestantes, mulheres em resguardo e crianças menores de 5 anos).

         Então, lembre-se que o maior bem que você tem é a sua saúde, e que só depende de você preserva-la. Portanto, brinde o novo ano com responsabilidade e segurança. Valorize a sua vida a de todos que você ama. Desejo a todos um feliz ano novo.

 

Fonte: Cartilha Covid-19 Estar vacinado é o melhor presente neste fim de ano, idealizado pelo Observatório Covid-19 da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ)

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.