A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Relacionamento Abusivo


Por: Enaile Cavalcante
Data: 12/11/2019
  • Compartilhar:

Você sabe identificar quando um relacionamento é abusivo?

Tem dúvidas ou conhece alguém que está passando por situações parecidas? 

Um relacionamento abusivo não é tão claro e simples de ser identificado, muitas vezes o indivíduo sofre constantemente com as situações e não consegue diferenciar devido a sua percepção distorcida da situação, podendo o comportamento do agressor ser entendida como um excesso de cuidados e o ciúme ser visto como algo positivo, uma prova de amor. 

O relacionamento abusivo pode ser observado quando há um sofrimento psíquico significativo para o indivíduo, sentindo-se como se os seus direito e sua felicidade estivessem sido delegadas a companheira(o). 

Pode identificar como formas de relacionamentos abusivos, o controle sobre a vida da parceira(o) em seu modo de ‘’ ir e vir’’ e ambientes que se possa estar, familiares e pessoas que se possa falar, controle sobre amizades, roupas, alimentação, financeiro, atividade de lazer e felicidade do parceiro. Provocando sentimento de insegurança, baixa autoestima. Momentos de ameaça, intimidações, violência psicológica, não agredindo fisicamente mas psicologicamente, mostrando sua força em objetos, como bater em paredes e outros lugares para amedrontar a parceira(o), chantagens, humilhações, desqualificações, desrespeitos, críticas constantes, até mesmo possibilitando o parceiro duvidar de suas próprias capacidades, convicções e conclusões, fazendo com que o outro sinta-se sempre equivocado, sempre errado nas situações, não respeita o ‘’NÃO’’ do outro e o seu tempo. Forçar a cometer relações sexuais, apresentar comportamento violento, como agressões físicas, utilizando a força para acalmar, provocando hematomas, violência físicas. 

De acordo com a lei Maria da Penha 11.340.2006, é considerado violência doméstica e familiar contra mulher qualquer ação ou omissão baseada em gênero que lhe causa morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, dano patrimonial e moral. 

É preciso compreender que para muitos não é fácil identificar que está vivendo em um relacionamento abusivo, nem sempre as situações são perceptíveis, como também não é fácil romper o vínculo com o agressor, pois há diversos fatores que podem estar implicados nesta relação, podendo ser, o medo, insegurança com o novo, falta de apoio, dependência financeira ou emocional, vergonha, baixa autoestima, falta de conhecimento sobre seus direitos. 

Se você percebe que vivencia um relacionamento abusivo, busque ajuda, busque segurança, compartilhe com pessoas que você possa confiar e que contribuam da melhor forma para você sair dessa situação.

Atualmente tem diversos meios de acesso de ajuda a casos de Violência Doméstica, como a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, ou mesmo nas delegacias mais próximas as denúncias podem ser feitas. 

Outro serviço proporcionado atualmente é a central de atendimento a mulher com o número 180 a denúncia e funciona 24 horas, disponível em todo o país e também a Policia Militar (190).

Qualquer pessoa pode denunciar casos de violência doméstica, a denúncia pode ajudar a salvar uma vítima. 

Não permita que sua história seja escrita por outra pessoa, seja o autor da sua vida. Sua felicidade deve ser sempre avaliada sobre quem realmente merece estar ao seu lado e compartilhar sua história. Cuide-se! Ame-se! Tenha respeito por você sempre. 

É preciso que a mudança mais importante de sua vida seja feita do lado de dentro, permita-se ser você.

Enaile Cavalcante


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.