A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Quais os sintomas e Tratamentos


Por: Enaile Cavalcante
Data: 13/09/2019
  • Compartilhar:

O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada

O Transtorno da ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, de acordo com a quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV). O seu CID é F41.1. A ansiedade é uma reação normal do ser humano diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. No entanto, quando esse sentimento persiste por longos períodos de tempo e passa a interferir nas atividades do dia a dia, a ansiedade deixa de ser natural e passa a ser motivo de preocupação.

 

Fatores de Risco 

Trauma na infância: As crianças que sofreram abuso ou algum tipo de trauma, ou que até mesmo testemunharam eventos traumáticos, estão em maior risco de desenvolver transtorno de ansiedade generalizada em algum momento da vida.

Doenças concomitantes: Ter uma condição crônica de saúde ou doença grave, como o câncer, pode levar à constante preocupação com o futuro, ao tratamento e questões financeiras. Estresse do dia a dia pode desencadear no transtorno também.

Personalidade: As pessoas com alguns tipos de personalidade são mais propensas a transtornos de ansiedade do que outras. Além disso, alguns transtornos de personalidade, como o Borderline, também podem estar ligados ao TAG.

Genética: O transtorno de ansiedade generalizada também pode estar no sangue. Mais de uma pessoa da mesma família pode apresentar esse distúrbio.

Abuso de substâncias: Uso excessivo de drogas ou álcool pode piorar e até levar ao transtorno de ansiedade generalizada. A cafeína e a nicotina, presente no cigarro, também podem aumentar a ansiedade e conduzir o indivíduo à doença.

Sintomas: O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um transtorno que o indivíduo pode apresentar sofrimento intenso e frequente no dia a dia, em diversas situações, manifestando pensamentos excessivos e preocupações relacionadas ao futuro, geralmente de forma negativa. Pensamentos catastróficos voltados a doença, viagens, finanças e outras diversas situações, provocando inquietação, fadiga, desconcentração, tensão muscular, irritabilidade, alterações gastrointestinais, dificuldade na alimentação, alterações no sono. Se você nota esses sintomas e percebe que estes implicam em prejuízos em diversas situações de sua vida, busque ajuda. 

Tratamento: O objetivo do tratamento é ajudar o paciente a agir normalmente na vida cotidiana, limitando suas preocupações. Uma combinação de medicamentos e apoio psiquiátrico aliado com psicoterapia. A psicoterapia poderá ajudar a compreender o inicio e a função desses sintomas na vida, buscando trabalhar mudanças significativas e possíveis para se viver com mais qualidade. 

 

Enaile Cavalcante - Psicóloga Clinica e Organizacional 

Atua na Clinica Mente e Saber em Nova Esperança

Enaile Cavalcante


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.