Processo Eleitoral e Educação Política
Enquanto escrevo este texto, marcando meu retorno nesta troca de ideias, o processo eleitoral em nosso país, entra em sua fase mais intensa e por tal motivo, muito mais tensa. Por sinal, penso que o processo eleitoral apresenta um papel muito importante: promover uma educação política, a partir do debate e das trocas de ideias, em sua diversidade e confrontação.
Educação política, que passa pelo despertar do interesse das gerações mais novas pela atividade e participação na práxis política de nossa sociedade, marcada por polarizações e contradições. Contexto eleitoral e político, alimentado por ódios e confrontos que infelizmente não auxiliam em nada à construção desta educação política. Processo eleitoral que se transforma em uma arena de ataques e acusações pessoais. Que não contribuem em nada para a caminhada de uma eleição mais saudável e construtiva.
Obviamente, que seria muita ingenuidade esperar um processo eleitoral livre destas estratégias e práticas de denúncias, acusações e ataques pessoais, nivelando todo o processo a um nível inferior e pouco educativo politicamente. Muitas vezes, produz um efeito contrário e danoso: o afastamento e desinteresse de muitos pelo debate político.
Apesar desta condição pouco positiva, a participação de cada um de nós, enquanto cidadãos, deve ser intensa e voltada para a construção do bem comum. Visando o fortalecimento da estrutura democrática, ameaçada ainda por saudosismos e desejos autoritários. O exercício da cidadania política, deve ser assumido, para que possamos construir uma sociedade mais equitativa, livre de tantas desigualdades, menos polarizada e raivosa.
Penso que precisamos assumir nossas responsabilidades, recusando os ativismos de ódios e rancores. Evitando as armadilhas populistas e ideológicas sem sentido, objetivando o fim de fato de qualquer ação política: a liberdade, o respeito e promoção de direitos a todos, constituindo uma sociedade mais justa e equilibrada. Educando nossas novas gerações para o exercício mais limpo e saudável da atividade política.
Rogério Luís da Rocha Seixas
Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com