A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Os leitores


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 31/07/2025
  • Compartilhar:

Vocês acompanharam durante o mês de julho os artigos falando sobre o livro, caso não tenham lido voltem no site do Jornal Noroeste e leiam. Hoje, dia 01 de agosto, falamos sobre quem movimenta todo esse mercado literário. Sim caros leitores. São vocês que adquirem os livros para leitura ou dar de presente.

Tem leitores que gostam do livro físico ou ainda ler de forma digital em tabletes, computadores, kindle ou mesmo no celular. Tem outros tantos que descobriram os áudios livros, assim escutam alguém narrando as histórias dos livros.

Enfim! Cada um tem uma forma de ler, mas vocês são os leitores. A ponta de todo um processo que pode levar até alguns anos.

Mas, onde estão esses livros? Tem livros em todos os lugares. Temos livros sendo vendidos em livrarias, papelarias, supermercados, lojas, diretamente através dos sites das editoras que publicaram os livros, plataformas digitais de impressão sob demanda, lojas virtuais e as redes sociais dos escritores, onde podemos adquirir o livro e esse enviado pelo correio ou transportadoras.

Observando todos esses lugares onde se pode comprar um livro, dizemos que a população em geral não pode ter desculpas para deixar de ler, uma atitude muito importante para formação de nossos jovens.

Um dos países que mais se preocupa com a educação, a Finlândia, teve a ideia de substituir os materiais em papeis e adotar o eletrônico como principal métodos de estudo. Recentemente verificou uma diminuição do conhecimento em seu país e  voltou a incentivar os estudos com escrita manual. Assim também são os livros para leitura. Um jovem que lê bastante, poderá ter maiores chances de fazer uma bela redação e melhorar sua interpretação de textos.

Muitos nesse momento falarão que os livros são muito caros, mas temos livros com diversos valores, desde aqueles que custam R$10,00, até aqueles muito caro, podendo chegar a dois ou três dígitos. Além disso temos as bibliotecas que podem e devem ser frequentadas, pois lá existe uma infinidade de livros.

Muitos escritores, quando lançam algum livro, também fazem doações desses livros para compor o acervo das bibliotecas, permitindo que jovens carentes também tenham acesso aos mais novos lançamentos do mercado.

Não temos desculpas para deixar de ler. Vocês, leitores também podem estimular a outros que ainda não adquiriram o gosto pela leitura, fazendo vídeos onde abrem o livro lendo pequenos trechos e assim aguçando a vontade de jovens a se tornarem novos leitores.

Outra prática que ajuda, são as formações de clube de leitores, onde após a leitura de determinado livro, todos podem comentar o que entenderam ou não do livro. Também qual parte mais gostaram e essa troca de informações ajuda não só na formação de novos leitores, mas também ampliam o conhecimento de cada um que participa.

Um dos maiores escritores do Brasil, Machado de Assis, fala: “Um livro é um sonho que você segura na mão”.

Então caro leitor, todos nós que lemos somos sonhadores. Quando lemos e nos colocamos dentro da história, estamos sonhando aquela história.

Caso tenha gostado desse artigo, compartilhe. Se não gostou, envie suas críticas em nossas redes sociais ou para o Jornal Noroeste. Venha conosco construir uma educação melhor no Brasil.

Jorge Antonio Salem

vida cotidiana


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.