Expedição do Conhecimento chega nesta terça (16) a Nova Esperança e segue até quinta no Centro de Eventos
Projeto da Itaipu e Itaipu Parquetec oferece atividades interativas sobre água, energia e sustentabilidade para estudantes e comunidade.

A partir desta terça-feira (16), Nova Esperança recebe a Expedição do Conhecimento, unidade móvel de educação ambiental desenvolvida pela Itaipu Binacional em parceria com a Itaipu Parquetec, Prefeitura Municipal e Governo Federal. O evento acontece até quinta-feira (18), das 8h às 19h, no Centro de Eventos, ao lado do Estádio Municipal e próximo aos galpões da Feira do Produtor.
Nos dias 16 e 17 (terça e quarta-feira), as atividades serão destinadas principalmente aos alunos das escolas municipais e particulares (4º e 5º anos). Já na quinta-feira (18), a estrutura estará aberta gratuitamente a toda a comunidade, das 13h30 às 19h.
O projeto integra o Programa Itaipu Mais que Energia e vai percorrer os 434 municípios atendidos no Paraná e em Mato Grosso do Sul, levando informação e experiências práticas sobre água, energia e sustentabilidade. Em Nova Esperança, quatro caminhões adaptados funcionarão como salas de aprendizado, oferecendo recursos tecnológicos e atividades interativas que unem ciência, tecnologia e ludicidade.
De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, a iniciativa democratiza o acesso ao conhecimento:
“A expedição é uma maneira de levar às comunidades mais distantes o conhecimento sobre o meio ambiente e a importância da educação ambiental, atingindo, em especial, crianças das escolas municipais que ocupam o nosso território.”
A visitação começa com um vídeo institucional que apresenta a história da Itaipu até a criação do Programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas públicas do Governo Federal. Em seguida, os participantes conhecem o mascote Territo, personagem em formato do Planeta Terra que explica conceitos científicos em linguagem acessível.
Entre as atrações estão a observação de células de cebola ao microscópio óptico, a experiência sobre os “rios voadores” que interligam os biomas brasileiros e painéis educativos que destacam a importância da conservação ambiental. O percurso termina de forma lúdica, com a descida em um tobogã simbólico que representa a transformação do visitante após a experiência.
Com a proposta de unir conhecimento e diversão, a Expedição do Conhecimento busca despertar a consciência ambiental e reforçar o compromisso da Itaipu e de seus parceiros com a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações.