A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O ROBÔ E O REI LEÃO


Por: Especial para JN
Data: 21/12/2023
  • Compartilhar:

Por João Garcia

Com os avanços da Inteligência Artificial, muitos setores da sociedade reavaliam suas planilhas de planejamento estratégico, buscando se antecipar ao que vem por aí.

Interessante que no campo dos livros, tem uma informação da Europa e Estados Americanos, que a leitura do físico ganha cada dia mais adeptos, impondo uma derrota ao meio digital, que esboçou uma veloz largada e hoje está com um trajeto se mostrando mais tempestuoso.

Exemplo disso é o próprio Jornal Noroeste que mantém vivo o meio físico e também utiliza o digital, observando nas repercussões de suas matérias, que o leitor carrega os exemplares em mãos ou os expõe sobre mesas, para a devida avaliação ou a necessária discussão dos temas publicados.

Mesmo sendo a ponta do iceberg o que vem por aí através do ChatGPT e se torne um tsunami, devemos lembrar que a IA está nascendo para fazer funções repetitivas ou equações previsíveis e é exatamente aqui onde a criatividade humana, o pensar, se sobrepõe a qualquer modelo artificial.

Vejamos pois um exemplo categórico disso, onde todos os anos, existindo ou não a atual onda de calor, Nova Esperança é invadida por uma onda cultural que toma conta da cidade e da região, com graça, beleza, passos mágicos de dança que ilumina, comove e faz brilhar os olhos de quem assiste e enche de orgulho os que dançam e seus familiares.

A beleza irradiada pelos alunos e participantes, a criatividade e a inovação que cada espetáculo carrega, este ano com o Rei Leão, formam um conteúdo de amor e sentimentos contagiantes, que robô nenhum ou a IA seria ou será capaz de realizar.

Sem desmerecer as pessoas que trabalham nessa árdua luta de manter a área cultural na cidade, me sinto na obrigação de registrar por este Jornal, a dedicação da Professora Nara Carolina, que desde seus primeiros aninhos e até agora, vem mantendo viva anualmente essa tradição, que é além de um lindo espetáculo, fonte de saúde, valorização do corpo, domínio de palco, segurança emocional, desenvoltura, controle e coreografia de conjunto, enfim, princípios importantíssimos que geram confiança a quem participa, para enfrentar os desafios de agora e dos que em breve virão.

Walter Longo, especialista em inovação afirma que tudo que não puder ser digitalizado, terá mais valor, e aqui temos exatamente isso, onde a criatividade e o esforço, superam a mesmice, a repetição e dão aos participantes um tesouro no seu jeito de ser e como superar dificuldades.

Convicto que um dia a ficha corrida da Professora Nara Carolina será levantada por pessoas que superam a IA e não precisam do Google para que ela seja elaborada e também das que lutam na preservação da cultura, desejo que neste ano, o rugido do Rei Leão ecoe forte em todos os lares, levando luz, graça, bondade e amor, propósitos fieis de Deus ao nos mandar o seu filho Jesus.

João Garcia, é empresário da comunicação.  

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.