O religioso e a religião
Mesmo não percebendo, no cotidiano de nossa vida acontece e temos a presença de pessoas que de alguma forma querem introduzir uma espiritualidade em uma pessoa ou em um grupo. Assim, esses podem serem os religiosos.
Em primeiro vamos conceituar o que é religião.
A palavra religião deriva do latim, que religare, religar ou voltar a ligar. Ou seja, voltar a ligar a algo. Que no nosso caso podemos dizer que estamos tentando ligar ou religar uma pessoa a um ser supremo. No conceito geral, esse é o Criador do mundo. Deus.
Esse termo que estamos utilizando diz respeito a pessoas que estão dentro de uma religião. E nesse mundo temos diversas religiões, mas vamos conversar sobre algumas delas. Hoje o mundo com aproximadamente 8,2 bilhões de pessoas.
O Cristianismo é a maior delas com aproximadamente 2,3 bilhões de pessoas. Estão em diversos países entre eles, Estados Unidos, Brasil, México, Rússia, etc..
O Islamismo, possui aproximadamente 1,9 bilhões de pessoas e está presente na Indonésia, Paquistão, Índia, Bangladesh, etc..
Agora o Hinduísmo, possui aproximadamente 1,2 bilhão de pessoas, estando presente na Índia, Nepal, Bangladesh, Indonésia, Paquistão, entre outros.
No Budismo, possui cerca de 520 milhões de fiéis, em países com a China, Tailandia, Japão, Mianmar, etc..
O judaísmo, possui cerca de 14 milhões de pessoas, em países como Israel, Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido.
Quando falamos no Espiritismo, são cerca de 13,8 milhões de pessoas, onde está disperso em países como Índia, Nepal, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Brasil, e outros.
Essa informação acima, podemos extrapolar para outros países, pois com a existência das guerras mundiais e com a facilidade de migração que ocorreu depois da segunda grande guerra, muitos povos migraram de diversos países, levando as suas religiões.
Pensemos agora quem são os religiosos que comandam essas diversas religiões. Quando falamos das Igrejas Cristãs, temos:
O catolicismo da Igreja Católica Apostólica Romana, onde o dirigente maior é o Papa Francisco, que de Roma comanda os Arcebispos, Bispos, Padres que cuida dos seus fiéis. Ainda temos a Igreja Ortodoxa, onde está presente a figura do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, responsável por dirigir essa igreja.
Assim como a Igreja católica ocorreu a divisão formando outras, também isso ocorreu nas diversas igrejas cristãs evangélicas, onde temos várias. No Brasil, por exemplo, temos a Assembleia de Deus, como a maior, com quase 30% dos fiéis. A Igreja Batista, onde possui 9% dos fiéis. A Congregação Cristã, possui 6% dos fiéis. Ainda temos a Universal do Reino de Deus, com 4%, Evangelho Quadrangular, também aproximadamente 4%, e todas as outras juntas em torno de 47% dos fiéis.
O Islã no Brasil contava com 35 167 seguidores, segundo dados do censo demográfico de 2010.
O Espiritismo no Brasil conta com 4 milhões de pessoas.
Segundo a CONIB, o Brasil tem cerca de 120 mil judeus, o que representa 0,06% da população brasileira.
Agora quero completar esse estudo, que é tão corriqueiro para nós, e muitos dos nossos leitores, falando um pouco sobre quem são os dirigentes de nossas igrejas.
Ora, o Padre é normalmente o dirigente da igreja católica, o Pastor é o dirigente de diversas igrejas evangélicas. Se pensar no Espiritismo, temos o dirigente. Para os Judeus, o dirigente é o Rabino.
Apesar das diferenças entre as religiões, todas elas têm como intuito, levar o seu fiel a presença de um ser supremo que é Chamado pelo nome, dependendo da religião. Esse pode ser Deus ou Ala. No Budismo é o Buda, etc..
Então, já participei de momentos ecumênico em nossa cidade. Gostaria de todos pudéssemos estar praticando essa busca da espiritualidade, busca do caminho que leva ao nosso criador, de forma unida, sem brigas, confusões. Todos nós juntos com o intuito de salvar muitas almas.
Que um dia possamos, frequentemente, todos os religiosos e as religiões, estarmos unidos no mesmo objetivo, como irmãos que somos.