A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O que é cotidiano?


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 18/07/2024
  • Compartilhar:

Vocês já se perguntaram sobre isso?

Em diversos dicionários vão falar que o “Cotidiano” é aquilo que é diário. Uma ação repetida diariamente. Por exemplo, levar as crianças na escola, almoçar, jantar, tomar banho, diversas higienes pessoais, ir ao trabalho, etc..

Mas, em nossa vida, essas situações são tão corriqueiras que nem damos conta do que fazemos. Se perguntar, tem muitos que nem lembram o que comeram no almoço ou jantar.

Vocês podem pensar e responder em minhas redes sociais e aqui do Jornal Noroeste, quais são as principais atividades que vocês leitores fazem como cotidiano.

Isso vai depender muito de cada um de nós. Podemos citar que o cotidiano de um leitor pode ser diferente do cotidiano do outro. Vamos agora fazer uma comparação. Um trabalhador que todos os dias vai trabalhar em Maringá. Esse tem que pular da cama mais cedo, se arrumar e pegar um ônibus ou ainda se deslocar de carro ou moto. Só aí, temos três cotidianos diferentes. Mas, aquele trabalhador que exerce o seu ofício em Nova Esperança, pode levantar mais tarde e o deslocamento poderá ser a pé, de carro, de moto ou bicicleta.

Quando pesamos o cotidiano de em casal com filhos, será diferente do casal sem filhos.

O cotidiano de nossa alimentação, onde procuro comer ou beber somente o que gosto. Na maioria das vezes, as pessoas nessas condições, podem ter uma alimentação pobre em fibras e vitaminas, produzindo consequências negativas com o passar dos anos.

O cotidiano do sedentarismo, onde nosso corpo produz pouco movimento, perdendo a massa muscular e apresentando com o passar dos anos, corpo flácido, fraco, sujeito a traumas através das quedas.

Ainda, temos o cotidiano de nosso ir e vir. Aí, pode interferir em nossa segurança. Quando nosso cotidiano é tão obvio quando fazemos nossa rotina, nosso dia a dia sempre igual. E temos pessoas nos olhando, observando e que não são para nos ajudar, mas sim para examinar nosso cotidiano e verificar onde podem trazer benefícios para eles e prejuízo para nós. Já verificaram o cotidiano do caminho que fazemos todos os dias? Sigo para a escola sempre pelo mesmo caminho e sempre com a mesma distração, indo para a escola ou trabalho. No mesmo horário. Daí, esse cotidiano pode trazer insegurança, pois pessoas más podem estar à espreita para fazer algum mal.

Mas, levamos nossa vida tão no automático que não prestamos atenção a essas diferenças.

Jorge!!! O que tem de tão importante nessa situação do cotidiano de cada um?

Ainda ficamos tão centrados em nosso cotidiano que não vemos as situações que levam as pessoas a agir de alguma forma, seja uma que nos agrade ou uma que não nos agrade.

Sempre estamos fechados em nosso mundinho e não conseguimos perceber quando um de nossos familiares ou amigos estão precisando de alguma ajuda. Não falamos aqui só de ajuda monetária, mas principalmente na atenção, no ouvir, em uma ajuda emocional. De um encaminhamento para outras pessoas que podem ajudar mais que nós. São tantas as formas de ajudar uma pessoa.

O cotidiano tem que ocorrer, mas temos que prestar atenção e não deixar que esse nos transforme em uma máquina. Nós somos, corpo e alma. Somos muito mais que máquinas.

Que esse cotidiano que participamos e vivemos de nossa vida possa ajudar a nos tornarmos seres melhores.

Que nossa vida não seja só materialidade, mas que seja acrescentado muito de espiritualidade. Também somado as virtudes, como bondade, justiça, paciência, sinceridade, responsabilidade, fé, esperança e caridade, mas que de todas a mais importante e que tem que sobressair é a caridade.

Que Deus sempre nós de um caminho, um cotidiano justo e que busquemos sempre direção da perfeição.  

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.