O frio chegou e causa transtornos em nossa vida
Eu sei que muita gente gosta de período que estamos entrando. O período que as temperaturas ficam mais amenas e aquele calorão que atormentava a muitos já foi embora. Sei de vários anos que tivemos invernos rigorosos, apresentando temperatura até negativa. Mas, em contrapartida também tivemos no período do inverno alguns períodos que chamamos de “veranicos”, onde as temperaturas chegavam até 30ºC.
Eu pessoalmente sei da necessidade dessa variação da temperatura, pois muitas pragas da agricultura são controladas através dessa variação para baixo da temperatura. Mas, nem por isso posso dizer que gosto. A gente acaba suportando.
Já que falei, então trago algumas informações sobre eliminar pragas. Nossa região, no período do inverno pode apresentar períodos com geada. Esse fenômeno, pode fazer um controle de pragas que não resistem as baixas temperaturas. Assim, quando chega o verão, possui alívio no ataque dessas pragas, necessitando o agricultor de quantidade menores de venenos em suas lavouras e assim um custo menor de produção dos vegetais.
Ajuda um e prejudica o outro. Nesse período do frio, percebemos um aumento de pessoas buscando o sistema de saúde. Uma maior quantidade de pacientes busca as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Pronto Atendimentos (UPA). As crianças são as mais acometidas de problemas respiratórios, assim sobrecarregando os locais de atendimentos. Maior incidência quando vem um frio seco.
De um lado temos benefícios e de outros malefícios. Lembremos também das pessoas que vivem nas ruas ou famílias pobres que moram em casas sem acabamento, onde o vento gelado passa pelas frestas. E assim perpetua esse dilema. Sabemos que muito de nosso clima mudou nos últimos anos. Quando morei em Foz do Iguaçu, lembro que o clima era bem definido. Quando era calor, chegava a 40ºC na sombra e o inverno a temperatura baixava para temperaturas negativas. Com a interferência do homem, sentimos as consequências dessas mudanças.
E você caro leitor, já tem definido qual temperatura mais te agrada?
Como diz a música: “Moro em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, do cantor Jorge Bem Jor. Assim falamos que temos uma imensa terra, com clima para todos os gostos, um país maravilhoso para viver. É claro, que não é fácil as mudanças de região, mas quando não nos adaptamos ao clima, costumes e população daquela região, podemos buscar outros ares.
Quando falamos aqui de mudança de região, encontramos o exemplo de muitos nordestinos que mudaram para os estados do sudeste e sul, mas também o inverso ocorreu. Lembro de vários paranaenses que mudaram para o nordeste. Com isso sofreram para acostumar com o novo clima. É claro que muitos desses não realizaram essa mudança para fugir do calor ou do frio, mesmo assim passaram por essa modificação.
Pense agora leitor. Qual seria o proposito, se tivesse a oportunidade dessa mudança de região ou mesmo de país. O que você estraria buscando? Uma região com um clima que lhe agradasse mais ou melhorias financeiras?
Mas, ainda se conseguíssemos unir essas duas situações seria melhor ainda. Não foi o que aconteceu com muitos migrantes que buscavam uma melhor condição financeira, mas através da mudança, precisaram viver em locais diferentes do que imaginavam. Unindo agora um clima desfavorável e ainda moradias deploráveis.
Essa é uma decisão muito importante na vida, principalmente dos jovens, que agora tentam buscar um bom emprego para tem uma vida mais confortável.
O que fazer então?
Planejamento é a resposta. Ainda assim respondendo a outras perguntas. Até onde suporto para ter uma vida melhor? Qual a distância que terei que estar dos entes queridos? Qual intempéries deverei enfrentar?
Seja dentro de uma região, dentro do Brasil ou ainda em outro país, devemos perguntar a nós mesmos: Estamos preparados para essa mudança?
Se a resposta for sim e sua determinação for grande, faça. Seja audacioso e independente das intempéries do clima, corra a trás de seus sonhos.