A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O melhor presente de Natal


Por: José Antônio Costa
Data: 21/12/2018
  • Compartilhar:

As ruas estão cheias, luzes e músicas por todo o lugar. Difícil encontrar quem não goste do clima proporcionado pelo Natal. Pessoas mais solícitas e alegres. O coração se torna mais fraterno. 

Empresas promovem confraternizações entre os funcionários. Famílias aguardam a visita de parentes distantes, todas as pessoas são tocadas por um espírito de caridade e solidariedade ao mesmo tempo. Residências e comércios são decorados o que favorece ainda mais o clima e sentimento de amor entre as pessoas. Mas, e o presente? Qual a melhor escolha para o Natal?

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que neste ano, mais brasileiros devem se auto presentear. Na comparação com 2017, passou de 47% para 54% o percentual de consumidores que devem comprar presentes para si, comportamento ainda mais comum considerando as mulheres (59%). Entre as principais razões estão a oportunidade de aproveitarem o Natal para comprar algo que estão precisando (52%) e o sentimento de merecimento (33%) após um ano de muito trabalho.

Cada entrevistado deve comprar, em média, dois presentes para si, totalizando um gasto de R$ 168,39, em média, por item. Os presentes mais buscados devem ser as roupas (59%), calçados (35%), perfumes ou cosméticos (23%), smartphones (15%) e acessórios, como bijuterias, cintos e bolsas (12%). Eletrônicos e eletrodomésticos aparecem com 6% cada.

É Natal, e quem não gosta de ganhar presente? Para as crianças os brinquedos são sempre preferidos. Adolescentes querem presentes que são seus verdadeiros desejos tecnológicos, celular, tablet, computador. Para os adultos, roupas, bicicleta, viagens, carro e muito mais. Sempre queremos algo independente da idade. 

Mas o tempo passa e ensina que o melhor presente de Natal é estar presente. É ser presente na vida de alguém. Minha família sempre teve por tradição celebrar a data com a ceia na véspera, momento de alegria, risos e confraternização dos familiares. Com o tempo passamos a entender que o melhor presente é realmente a presença?

Estamos ligados no automático da vida. Muitas vezes o pensamento é de aflição e frustração por não “ter”. Não ter tempo, não ter condições financeiras para se comprar tudo. E, o que é o tudo? Hoje, entendo que o tudo, não há dinheiro que compre. A alegria verdadeira de momentos únicos em família, câmera nenhuma consegue registrar.

Desejar Feliz Natal às vezes é muito vago quando esquecemos todo o significado. Por isso, não diga apenas feliz Natal! Fale e declare aos que estão ao seu lado o quanto são importantes em sua jornada, fazem a diferença e engrandecem a vida.

Celebre a benção da vida, a alegria de estar com saúde, a família reunida e todos os bons motivos que encontrar. Porém, não se esqueça, o maior de todos os presentes ganhamos de Deus. Seu filho precioso Jesus, e nos deu para sempre, para nossa salvação.

José Antônio Costa


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.