A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O elefante acorrentado: o que ele tem a dizer sobre a maternidade


Por: Sarah Rebecca Eliziário Bonetti
Data: 25/06/2021
  • Compartilhar:

Mesmo algo que desejamos e planejamos uma vida toda, pode causar medo, muito medo. Com a maternidade não é diferente, o desejo de ter um filho pode vir acompanhado de um grande temor, a responsabilidade de criar esse filho. Pensamentos sabotadores sempre surgem, como: “será que serei uma boa mãe?”; “terei condições financeiras e emocionais para criar bem meu filho?” 

Situações frustrantes na nossa vida anteriormente ou supostos fracassos podem abalar nossa autoconfiança. “Se eu não fui capaz anteriormente, porque seria agora”. E isso pode acontecer em todos os ramos da nossa vida, sendo assim, a maternidade também é uma área em potencial para esses temores.

A metáfora do Elefante Acorrentado é uma ótima história para refletirmos no tamanho de nossa força, mesmo que em algum momento tenhamos ficado acorrentados a antigas crenças incapacitantes sobre nós mesmos.

Você já se perguntou por que o elefante de circo não foge? Poucos sabem, mas desde muito pequeno, quando ainda era um elefantinho, ele é preso a uma estaca de madeira. A estaca era muito pesada para ele na época. E o elefantinho tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino.

Mas ao chegar a idade adulta, ainda não havia se libertado daquela pequenina estaca. Cresceu com esse condicionamento no pensamento, como havia falhado anteriormente, seu destino ainda seria o mesmo. Esse enorme e poderoso elefante que vemos no circo hoje não escapa porque acha que não pode. Ele tem o registro e a lembrança de sua incapacidade, aquela que sentiu logo depois de nascer.

Isso nos ensina uma lição valiosa, ter falhado anteriormente, não lhe condena ao fracasso eterno. Pense em todas as ocasiões que você tentou/investiu em algo mas não conseguiu. Para vocês mamães eu tenho a seguinte lição: “você não é mais a mesma de anteriormente, não é mais aquela menina, as situações da vida a transformaram em quem você é hoje.”

Todos somos um pouco como esse elefante do circo: vivemos amarrados a muitas estacas que nos tiram a liberdade. Gravamos na memória um registro de incapacidade e repetimos "Não posso… Não posso e nunca poderei". Sobre a maternidade, não acredite que vai falhar nela só porque supostamente falhou anteriormente. Você pode contar com inúmeras ajudas para fazer dar certo. Não seja como aquele elefante acorrentado, em vez disso, reflita o quanto você cresceu/amadureceu e se liberte daquela estaca insignifante.

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti Psicóloga Perinatal/Obstétrica CRP 08/30339 (44) 92000-3094 @gestarpsicologia


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.