Natal e sentido de renovação
Ao construir mais esta exposição de ideias, o acontecimento do Natal se faz bem próximo de nossos dias. Como sabemos, a história do Natal se encontra diretamente relacionada com a tradição cristã. A noção de natalício no Cristianismo, remonta ao nascimento de Jesus Cristo. Por sinal, o termo Natal tem sua origem na palavra latina natalis, que significa nascimento. Se destaque que tal noção de nascimento, ganhou também o sentido de renovação. Porém, em qual sentido?
Se renovar, no sentido de nascer de novo, visando ser melhor; agir melhor, para renovarmos a esperança para dias melhores entre nós. Renovação de forças para enfretamento dos diversos desafios encarados por nós, em nosso quotidiano conturbado. Esperança de cultivarmos e praticarmos mais e mais a serenidade, perante tais desafios enfrentados. Desta forma, o Natal possui um sentido de renovação que nos convida a renovarmos nosso modo de ser e agir. Renovando a mensagem de maior fraternidade entre os povos. Com paz de verdade, perante um horizonte sempre conturbado, por violências e conflitos.
O sentido de Natal enquanto momento de solidariedade, apropriado para se buscar assim, renovar os sentimentos de paz, amor, compaixão e harmonia entre todos nós. O sentido de renovação natalina como modo de tornar nossas vidas mais harmoniosas. Renovar emoções e ações, dissipando a escuridão do egoísmo, do narcisismo, da violência e da indiferença para com o outro.
Obviamente, que em nossa realidade tais ideias serão criticadas e desqualificadas como delírios ou fantasias. Neste aspecto, sempre se faz necessário renovarmos nossos corações, com a doçura de bons momentos compartilhados neste Natal. Momentos de paz, amor, compaixão, solidariedade, enchendo nossas vidas de sentimentos e lembranças preciosas. Buscar renovar nosso modo de ser a partir da visão e prática do Natal, pode nos unir em nossos momentos diários. Partindo deste aspecto, o Natal sempre será uma forma de renovação inspirando esperança, otimismo e amor nos harmonizando e unindo. Tal sentimento e desejo de renovação, torna o Natal uma celebração verdadeiramente inesquecível e especial, transformando nossos corações, renovando nossa esperança de atingirmos unidos e solidários, um futuro cheio de realizações e conquistas promotoras da vida que deve ser plenamente vivida. UM FELIZ NATAL PARA TODOS NÒS.
Rogério Luís da Rocha Seixas
Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com