A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Meio ambiente em foco: Colégio Costa Monteiro discute com os alunos a maneira correta de manejar os resíduos orgânicos e materiais recicláveis


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 18/04/2023
  • Compartilhar:
Fotos: Divulgação

 

Vaudenir Pereira Dias*

Na última quarta-feira (12 de abril) recebemos em nosso colégio o senhor Valter Olivatti, Gestor em Agronegócio e Técnico do IDR-Emater-IAPAR no município de Nova Esperança-PR. Sua presença, em muito, prestigiou a nós professores/direção e alunos dos 6ª (sexto) e 7ª (sétimo) anos do Colégio Estadual Costa Monteiro, dessa mesma cidade e município. Sua fala foi direcionada a gestão de resíduos orgânicos, materiais recicláveis e o uso indevido de agrotóxicos nas lavouras da região. Para ele, nem todos os resíduos são lixos, mas podem tornar-se impossibilitados de serem reutilizados, visto que isso depende da política que adotamos no manejo desses resíduos. Ao interagir com os nossos alunos, OLIVATTI aponta o caminho que devemos trilhar para alcançar um ambiente sustentável, e nesse caso, toma o espaço escolar como um exemplo e, ao mesmo tempo, apresenta a maneira de como dar o primeiro passo. Enfatiza acerca da importância dos alunos em cuidar de não jogar papéis de balas, folhas de cadernos e derivados orgânicos nas salas de aulas e no pátio do Colégio, acredita que tais ações parecem serem simples, mas que fazem toda a diferença para o meio ambiente. Explica aos discentes que o gerenciamento do lixo em nosso município poderia ter um menor custo se toda a população aplicasse de maneira correta de separar o material orgânico do que é reciclável.  Se assim o fizerem, boa parte dos resíduos orgânicos poderiam ser utilizados como adubos naturais nas hortaliças, e também em outros manejos agrícolas. Da mesma maneira, entende que a separação correta dos materiais recicláveis são vistos como fonte de renda para muitas famílias de catadores de materiais recicláveis em nossa cidade. E nesse caso, essa entidade, cumpre um excelente serviço a nossa comunidade, para tanto, devemos valorizá-los pelo que fazem. Para além das fronteiras dos resíduos orgânicos e materiais recicláveis, o técnico supracitado trouxe em discussão o uso indevido dos Agrotóxicos nas lavouras em nossa região, acredita que é mais uma pauta que precisa ser amplamente discutida, e nesse caso, é imprescindível que os alunos estejam a par do que está acontecendo. Olivatti preocupa com a maneira que está sendo pulverizado os Agrotóxicos nas lavouras da nossa região, alerta que os nossos Sericicultores que cultivam Bichos da Seda já estão sofrendo um grande impacto com as mortes de muitas lagartas produtoras de sedas, gerando assim uma crise econômica para o setor. Diante do exposto, Olivatti reitera acerca da importância de buscar um ambiente sustentável, corroborando com a ideia de separar os materiais orgânicos dos recicláveis, que para ele, o ambiente escolar é um espaço de fomento para formação de pessoas com conhecimento e consciência socioambiental.

 

Professor Vaudenir Pereira Dias é graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná. Pós-graduado em Educação Especial pela Faculdade São Bráz Curitiba. Pós-graduado em Neuropedagogia, Psicopedagogia pelo Instituto RHEMA Educação. Possui mestrado em ensino e Educação pela Universidade Estadual do Paraná. UNESPAR- Campus Paranavaí.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.