A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Homem: cuide da sua saúde


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 05/11/2020
  • Compartilhar:

No início da noite do dia 04 de novembro deste ano, às 19 horas, o Cristo Redentor foi iluminado de azul, chamando a atenção ao cuidado da saúde do homem, abrindo oficialmente, mais uma campanha conhecida por todos, como Novembro Azul no Brasil.

Com o slogan Seja homem Se cuide, o Instituto Lado a Lado pela Vida, espera que os homens possam procurar cuidar da própria saúde, deixando de lado, preconceito, machismo e o medo, mantendo uma rotina de autocuidados, promovendo uma mudança de hábitos, adotando um estilo de vida mais saudável e visitando o médico regularmente, bem como realizando exames preventivos.

O novembro azul nasceu em um pub na Austrália, quando um grupo de amigos tiveram a feliz ideia de deixar o bigode crescer, durante todo o mês de novembro, para chamar a atenção à saúde masculina, a escolha do mês de novembro, se deu porque dia 17 de novembro, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A ideia foi contagiando outros países e chegou ao Brasil em 2008, através do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL). E desde então vem ganhado mais força e colorindo de azul o país, com o objetivo de incentivar o homem a procurar se prevenir e cuidar de sua saúde.

O Câncer de Próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, em primeiro lugar é o câncer de pele. Anualmente, o Brasil registra 68 mil novos casos e 15 mil mortes pelo tumor.

Como todo o Câncer a doença é silenciosa e os sintomas só aparecem em estágio avançado. Mas se descoberto na fase inicial tem altas chances de cura, cerca de 90%. Por isso é muito importante fazer os exames, pois eles podem detectar precocemente a doença.

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, que tem a função de produzir esperma. O câncer se dá quando há uma multiplicação desordenada de células na próstata.

O homem pode sentir dores ósseas, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen, urinar em gotas ou jatos sucessivos, necessidade de fazer força para manter o jato de urina, dor ao ejacular e dores nos testículos.

Os fatores de risco são, histórico de câncer na família, homens negros tem mais chances de desenvolver a doença, obesidade e sobrepeso, idade avançada, tabagismo e abuso de álcool.

A única forma de se proteger contra esse mal é através do diagnóstico precoce, o homem deve ir ao urologista anualmente após os 50 anos para fazer os exames necessários, agora se tiver histórico familiar deve começar mais cedo aos 40 ou 45 anos de idade.

Os exames são o de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o temido exame retal, este exame é desconfortável, mas é rápido, ele é feito em 7 a 10 segundos e é indolor, um não substituiu o outro, eles são complementares. Se houver suspeita de câncer, outros exames poderão ser realizados tais como biópsias e ultrassom transretal.

O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente podendo incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonioterapia e uso de medicamentos.

Você pode se prevenir adotando alguns hábitos, tais como:

Opte por uma alimentação balanceada, inclua frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e diminua a ingesta de gorduras de origem animal.

Alimentos ricos em gorduras e pobres em fibras, podem acelerar o aparecimento do tumor. Carnes vermelhas, leites e derivados aumentam a produção do hormônio da testosterona no organismo, que em excesso, facilita o surgimento de câncer.

Doenças da próstata são mais raras ou evoluem de forma mais amena em homens que mantém uma frequência ejaculatória maior, então seja feliz.

Controle o peso, faça exercícios físicos, no mínimo 30 minutos por dia, 5 vezes por semana.

Não fume e diminua o consumo de álcool.

Homem cuide-se, a sua saúde é importante, sem ela você não conseguirá realizar nenhuma tarefa e não será feliz. Envelheça bem. Envelheça com saúde.

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.