A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Gratidão pela piedade


Por: Fernando Razente
Data: 31/10/2022
  • Compartilhar:

Romanos 1.8: “Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé”.

Na semana passada, encerramos a primeira seção de Romanos 1, expondo o prefácio e a saudação de Paulo (Rm 1.1-7). Hoje, entraremos numa nova etapa da exposição da carta, isto é, as declarações de amor de Paulo pelos romanos e seu desejo de vê-los (Rm 1.8-15). Começaremos pelo versículo 8, onde Paulo dá graças a Deus pelo bom testemunho dos fiéis romanos: “Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé” (Rm 1.8).

O nosso autor, antes mesmo de declarar seu amor por eles, suas orações em favor deles, seu desejo de vê-los e de compartilhar dons espirituais, faz questão de descrever sua gratidão a Deus. Isso vemos pelo uso do termo “Primeiramente”. Através dele, Paulo está mostrando que antes de revelar os seus planos apostólicos, ele deseja priorizar seu reconhecimento por algo de suma importância, o que veremos a seguir.

Continuando, o texto nos mostra que Paulo dá: “[...] graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo”. Seria um capricho de Paulo inserir o nome de Cristo em meio a uma ação de graças? Claro que não. Afinal, Paulo sabe que qualquer ação de graças só ascende a Deus mediante Jesus Cristo, pois que é unicamente por Jesus que a graça desceu aos homens, conforme vimos no texto da semana passada.

A próxima pergunta que devemos fazer ao texto é: por qual razão Paulo agradece a Deus? E a razão da gratidão e do louvor de Paulo são os próprios cristãos romanos: “[...] no tocante a todos vós”. Os próprios destinatários de Paulo se tornaram para ele um maravilhoso motivo de louvor e gratidão a Deus. E o que exatamente os cristãos romanos estavam fazendo que levou Paulo a iniciar sua nova seção textual dando graças a Deus por eles? A resposta vem com a conjunção causal “porque”.

Paulo diz: “[...] porque, em todo mundo, é proclamada a vossa fé”. A causa da ação de graças de Paulo é que, “em todo mundo” — hiperbólicamente — isto é, o alvo externo da ação da igreja quando guiada pela fé no Cristo, “é proclamada a vossa fé”, ou seja, há um reconhecimento nesse alvo externo (mundo) de que em Roma existe uma fé sólida nas boas novas de Jesus.

Sendo de suma importância um bom testemunho público e estando a igreja de Roma cumprindo com esse dever, Paulo, como bom apóstolo não deixa de reconhecer isso, para que os cristãos romanos sejam informados a respeito de como a dedicação deles tem redundado em louvor a Deus, assim como Jesus exigiu: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5.15).

Na semana que vem, se Deus quiser, veremos a respeito das orações de Paulo em favor dos cristãos de Roma. Até a próxima.

Que Deus te abençoe!

Fernando Razente

Amante de História, atuante com comunicação e mídia, leitor voraz e escritor de artigos de opinião e matérias jornalísticas.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.