Futebol e Luta Antirracista
O tema exposto no título desta nova exposição de ideias, não contém nenhuma novidade. Relatos e acontecimentos racistas não são incomuns no esporte do Futebol, tanto dentro ou fora de campo. Porém, não se pode deixar passar, o ocorrido no dia 08/12/2020, durante uma partida de futebol em França, pela Liga dos Campeões, entre o PSG, time francês onde joga Neymar e o time do Istanbul Basaksehir, oriundo da Turquia.
Durante este jogo, o quarto-árbitro, ofendeu racialmente um ex-jogador camaronês que faz parte da comissão técnica do time turco. Criou-se a confusão e os dois times decidiram se retirar de campo e a partida foi interrompida e eventualmente suspensa. Obviamente que se pode questionar o oportunismo e a hipocrisia que envolvem este ato e suas repercussões. Todavia, a atitude tomada pelos jogadores e comissões técnicas, precisam ser avaliadas de modo mais positivo, com relação à luta antirracista. Em nenhuma dimensão das atividades humanas, o racismo deve ser tolerado e torna-se um ato de irresponsabilidade e até de crime, se for ignorado e negado. O futebol, se expressa enquanto uma vitrine da vida social, em suas mazelas e seus pontos positivos. Sua extensão e influência em diferentes e várias sociedades, as transformam em elementos que refletem no âmbito social, político e ético de uma comunidade. Além disso, o futebol atua com uma função pedagógica e moral, principalmente sobre gerações mais jovens que almejam praticar o esporte de modo profissional. Pois bem, a luta antirracista no futebol não deve formar apenas “jogadores profissionais”, mas sim seres humanos engajados em colaborar com a melhora do convívio entre os indivíduos em suas relações sociais. Muitos jogadores idolatrados são vistos como exemplos a serem seguidos, por este motivo a luta antirracista deve se tornar um objetivo essencial para estes ídolos. Estou me atendo aqui ao futebol, mas o esporte em geral, nas suas diferentes modalidades, como basquete, voleibol, tênis e tantas outras práticas esportivas, necessitam se tornar cada vez mais, importantes e constantes baluartes da luta antirracista.
Rogério Luis da Rocha Seixas
Rogério Luís da Rocha Seixas
Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com