A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

  • Compartilhar:

A participação do Flamengo na edição de 2023 do Mundial de clubes encerrou-se no último sábado (11/03) com a terceira posição. No penúltimo jogo contra o Al Hilal, o time brasileiro cometeu 2 pênaltis, viu Gerson ser expulso no fim do primeiro tempo, e acabou perdendo por 3 a 2. O destaque do jogo foi para Salem Al-Dawsari, que fez 2 gols de pênalti. Em 2019, ele também marcou contra o Rubro-Negro, virando o jogo no segundo tempo. O jogador saudita ficou conhecido pelo golaço marcado contra a Argentina na Copa do Mundo do Qatar. Foi a primeira vez em que o Flamengo não participou de uma final do Mundial. Em 1981, o time foi campeão, e em 2019, perdeu para o Liverpool na decisão. O destaque dessa partida pelo Flamengo foi o camisa 9, Pedro, fez 2 gols totalizando 6 gols em 6 jogos na temporada até esta partida.

Resumo do Jogo Al Ahli 2 x 4 Flamengo

O Flamengo de Vítor Pereira começou apresentando os mesmos erros da semifinal, com falhas defensivas e poucas chances criadas no ataque. Abriu o placar com gol de pênalti marcado por Gabigol, mas não demorou muito para o adversário empatar com Abdelkader. Neste lance, houve uma falha coletiva da zaga flamenguista permitindo o empate. Depois, um pênalti marcado contra o Flamengo, mas Santos fez excelente defesa. Porém, logo em seguida, o Ah Ahli conseguia a virada quando Abdelkader novamente dribla a defesa e toca no canto do gol de Santos.

O time egípcio vencia por 2 a 1, dominava a partida e criava muitas chances para aumentar o placar. Aos 23 min do segundo tempo, Ayrton Lucas entrou na área e caiu, foi marcado pênalti pelo juiz, mas na consulta do VAR, o lance foi de falta fora da área. O árbitro cancelou o pênalti e expulsou o lateral Khaled, pois entendeu-se que ele foi o último homem da defesa. Houveram controvérsias a respeito dessa expulsão, mas este fato foi o lance capital para a vitória do Flamengo.

Com um a menos, a equipe egípcia foi desestruturada e não conseguiu mais manter o nível da partida que estava fazendo. O Flamengo aproveitou esse momento de vulnerabilidade do adversário convertendo em gols, matando o jogo. Num dos lances de atrapalhamento da defesa do Al Ahly, a bola sobrou para Pedro tocar a rede que naquele momento estava sem goleiro empatando a partida num 2 a 2.

Aos 34 minutos do segundo tempo, é marcado pênalti a favor do Flamengo por toque de mão de Hany em disputa com Pedro. Gabigol desloca o goleiro El Shenawy e coloca o time em vantagem. A partida toma outro rumo e é dominada pela equipe rubro-negra. Num vacilo na saída de bola do time egípcio, Pedro tem toda a liberdade para fazer o 4º gol do Flamengo oficializando a vitória.

O prêmio concedido pela Fifa foi de R$ 12 milhões, pela 3º colocação no Mundial de Clubes.

Foto: Alexandre Neto/Reuters 

Algumas Curiosidades sobre brasileiros no Mundial de Clubes 2023

Pedro ficou entre os maiores goleadores brasileiros no Mundial com 4 gols. Acima dele está o Rei Pelé com 7 gols. Logo abaixo estão: Romário com 4 gols e Denilson também com 4 gols.

Desde 2010 que os brasileiros não vão a final do Mundial. Em 2010, o Internacional ficou com o 3º lugar. Em 2013, o Atlético Mineiro também ocupou esta posição. Em 2020, o Palmeiras ficou com o 4º lugar, e em 2022 o Flamengo como 3º colocado.

O último campeão do Mundial de Clubes foi o Corinthians em 2012. Depois disso, tivemos o Atlético Mineiro em 2013 com o terceiro lugar. Em 2017, o Grêmio foi vice-campeão, em 2019, o Flamengo também foi vice. Em 2020, o Palmeiras ocupou o quarto lugar e em 2021 foi vice-campeão. Por fim, temos o Flamengo ocupando o terceiro lugar em 2022.

A equipe egípcia Al Ahly sempre perdeu para times brasileiros.  Em 2006, perdeu de 1 a 2 contra o Internacional. Em 2012, foi a vez do Corinthians, o placar ficou em 1 a 0. Em 2020, o Palmeiras ficou com o empate nos minutos normais, mas venceu nos pênaltis num placar de 3 a 2. Em 2022, a equipe alviverde venceu por 2 a 0. E, em 2023 o Flamengo por 4 a 2.

Como fica o Flamengo para a temporada em 2023

O futebol demonstrado no Mundial de Clubes desagradou o torcedor rubro-negro. O time apresentou falhas no sistema defensivo justificando os gols de bola parada do Al Ahly. O lado físico também chamou a atenção, já que caiu o rendimento ainda no primeiro tempo insistindo nas bolas esticadas com Gabigol e Pedro. A expulsão foi o fator fundamental para o Flamengo sair do sufoco, com isso, teve volume de jogo, e criou chances para finalizações matando o jogo. Mas, vemos no time de Vítor Pereira muito a ser melhorado. Dos dois títulos disputados até aqui, foram duas derrotas. Esse não pode ser o time que irá encarar seus novos confrontos. O Flamengo tem compromisso na próxima quarta-feira (15) enfrentando o Volta Redonda pelo Campeonato Carioca. Também terá pela frente a Recopa Su-Americana contra o Independiente de Valle.

 

Autora: Simony Ornellas Thomazini é psicóloga e estudante de jornalismo.

Simony Ornellas Thomazini


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.