Fé e otimismo na luta contra o câncer
A notícia da chegada de um câncer é um episódio muito doloroso na vida de qualquer pessoa, e se assemelha a um castelo de areia que desmorona facilmente frente a uma chuva ou um vento forte; seus sonhos e planos são destruídos, sem qualquer aviso prévio, de uma hora para outra.
A pessoa entra em estado de choque, e o medo se apodera. A primeira coisa que vem à mente é, estou com câncer e agora? Será que vou morrer?
Vários sentimentos inundam seu ser, medo, raiva, revolta, ela não quer acreditar que está com a doença e vem a fase da negação, ela nega e questiona se realmente o diagnóstico está correto e procura a opinião de outros médicos; este é um mecanismo de defesa que suaviza o choque inicial, mas que não deve durar muito, quanto antes a pessoa buscar o tratamento melhor será.
Aí vem a barganha e ela começa a querer aceitar a doença e faz promessas: se eu sair dessa terei uma vida mais saudável e serei uma pessoa melhor.
Passada essa fase a pessoa pode se tornar agressiva e raivosa, começa a querer achar culpados e responsabiliza a Deus. Por consequência a pessoa entra em depressão, e é tomado por uma tristeza sem fim, se isola, não se alimenta, não quer se arrumar, e não tem vontade de lutar e de viver.
Finalmente vem a aceitação, ela quer se tratar, entender e lutar contra a doença.
Estas fases podem ser ou não ser experimentadas em menor ou maior grau, e não necessariamente nessa ordem, fato é que quando mais cedo a pessoa aceitar o diagnóstico mais fácil será o processo de cura.
O câncer não é uma sentença de morte, ela tem cura e tratamento, mas você tem que querer vencer a doença, levante a cabeça, enxugue suas lágrimas e a enfrente, pare de murmurar e reclamar, vá à luta.
Aliado ao tratamento, a ciência e a fé são fundamentais na jornada contra o câncer. Sem fé a luta se torna solitária.
A fé traz esperança, faz a pessoa querer superar as dificuldades com mais facilidade, dedicando e tolerando o tratamento sem ser um fardo tão pesado.
Seu humor e estado de espírito mudam, se tornam leves. Ela fica mais tranquila, reclama menos, sua revolta inicial desaparece e se torna mais confiante e fortalecida. Consequentemente seu sistema imunológico aumenta, tem a força necessária para lutar e vencer a doença.
A fé ainda ajuda a combater a depressão, a ansiedade e problemas com o sono. Mas a fé deve andar de mãos dadas com a ciência, juntos podem sim, combater este mal.
Se você recebeu o diagnóstico de câncer não se desespere, não fique com essa carga só para você, divida com pessoas que você confie. Fale sobre seus medos e receios com ela.
Tenha fé, confiança no tratamento, seja otimista, tenha pensamentos positivos e não desanime, a doença apenas adiou seus planos, acredite no tratamento.
Procure enxergar o lado bom da vida; sim, você está doente, mas está viva e pode buscar o tratamento e a cura.
Procure estar com pessoas de alto astral, que o coloque para cima e o faça feliz.
Não se isole e tente manter sua qualidade de vida.
Procure se arrumar e ficar bonito (a), faça um esforço, se arrume para si mesmo.
Procure grupos de apoio e de uma equipe multidisciplinar, como nutricionista para cuidar da sua alimentação e um psicólogo que possa ajuda-lo muito a lidar com os seus sentimentos e emoções.
Procure se informar sobre a doença e tratamento.
Tenha confiança e fé, pratique a espiritualidade.
Medite e aprenda a respirar, é no silencio que equilibramos nossos sentimentos, acalmamos a alma, encontramos paz e ouvimos a voz de Deus.
Procure se manter ativo e ocupado. Pratique exercícios físicos, como uma caminhada.
Se alegre em cada conquista do seu tratamento, um passo de cada vez, cada passo é uma conquista, e mais perto da cura.
As dificuldades fazem você enxergar a vida com os olhos do coração, você passa a dar valor às pequenas coisas que outrora você não via. Então aprenda a viver o momento, passe mais tempo com as pessoas que você ama. Dê valor à vida.
Tenha fé, acredite no tratamento e seja otimista. É só uma fase e vai passar.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.