Estilo de vida saudável como aliado contra o Câncer de Mama
Outubro, mês em que nossos olhos se voltam à saúde da mulher com foco principal as mamas e colo de útero.
É sabido de todos que um estilo de vida saudável é de extrema importância no combate à diversos tipos de cânceres e doenças, e para o câncer de mama não é diferente.
Infelizmente, por causa da pandemia que ainda estamos enfrentando, o número de mamografias caiu drasticamente, no Paraná houve uma redução de 45% de exames entre 2019 e 2020. Este exame consegue rastrear um nódulo em fase inicial, o que eleva chances de cura em 90 a 95% dos casos.
Embora a ida ao ginecologista anualmente e a realização de exames sejam importantíssimos para à saúde da mulher, hábitos saudáveis devem ser praticados todos os dias. É um conjunto de fatores que juntos fazem com que combatamos este câncer.
Então, adote um estilo de vida saudável, assim você estará evitando a obesidade, e prevenindo não apenas o Câncer de Mama, mas também outros cânceres.
A obesidade aumenta a chance de desenvolver Câncer de Mama em 40%, e em pessoas com sobrepeso em 17%.
O tecido adiposo ou gordura, é rico em estrogênio, que em excesso causa vários problemas de saúde na mulher.
Tenha uma alimentação saudável, priorize alimentos naturais, coma frutas e verduras, e evite alimentos industrializados, gordurosos e adocicados, como açúcar em excesso, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão (prefira versão integral). Se tiver dificuldade conte com a ajuda de um nutricionista.
Uma dieta equilibrada diminui em 80% as chances de desenvolver Câncer de mama.
Faça atividades físicas regulares, mexa-se. O exercício físico faz bem para a saúde e para a cabeça, diminui em 1/3 o risco de desenvolver câncer, diminui o estresse, aumenta a imunidade e ajuda você dormir melhor.
Evite bebidas alcoólicas. Não fume. Amamente.
Procure levar a vida com leveza, faça coisas que lhe dá prazer e te faça feliz.
É de extrema importância que a mulher conheça seu corpo. Se toque. A maioria dos casos, são descobertos pela própria mulher enquanto ela faz o autoexame, o exame deve ser feito depois da menstruação, que é quando a mama está menos inchada.
Se você notar algo suspeito como: abaulamento, aspecto de casca de laranja, pele avermelhada inchada ou quente, alterações no formato dos mamilos e mamas recentes, nódulos endurecidos e indolores na mama e nas axilas, saída espontânea de líquidos escuros e sanguinolentos do mamilo, procure o médico, fique atenta aos sinais.
Faça mamografia anual a partir de 40 anos. Se tiver história familiar você deve começar a rotina de exames mais cedo.
Vá ao ginecologista fazer consulta anualmente, faça todos os exames necessários e retorne, para que ele possa avaliar seus exames. Não basta fazer exames, é necessário avaliar também, para ver se está tudo bem com você.
Lembre-se, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, e o que mais mata, e se descoberto precocemente as chances de cura são altíssimas. Vale dizer que os homens também podem desenvolver câncer de mama, mas, em uma proporção bem menor cerca de 1%.
Portanto, vá ao médico anualmente, faça o autoexame das mamas, mamografia e se necessário o ultrassom das mamas, tenha hábitos saudáveis, pratique exercícios físicos, amamente, evite bebidas alcoólicas e fumar, procure viver a vida com leveza, tenha alegria de viver, cuide do seu corpo.
A vida deve ser vivida em toda sua plenitude com muita saúde e alegria, por isso, cuide de você. Você merece ser feliz.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.