Saúde em Pauta
“Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”
Imagine um superalimento natural e completo, cheio de nutrientes, vitaminas e sais minerais, de fácil digestão, econômico, que aumenta o sistema imunológico e ainda protege contra várias doenças, como: diarreia, infecções respiratórias, alergias, diminui o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
Estes são alguns benefícios que o leite materno promove, porém, não são todas as mães que podem amamentar os seus filhos, seja por uma questão anatômica ou por estar impossibilitada por algum motivo de saúde, então, uma campanha em prol da doação de leite materno se faz necessária.
No dia 28 de dezembro de 2015 a então Presidenta da República Dilma Rousseff, instituiu a Lei n° 13.227, que estabelece que o Dia 19 de maio como sendo o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano a ser comemorada anualmente, a semana nacional será comemorada sempre na semana do dia 19 de maio, com o objetivo de estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano; e divulgar os bancos de leite humano nos Estados e Municípios.
Este ano foi promovido um concurso para escolher o slogan da campanha, o processo contou com a participação de diversos países, com um total de 650 slogan inscritos e 9051 votos, o slogan vencedor foi “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”, a vencedora e autora da frase foi Maria Emília Berganza Brusquestti da cidade de San Ignacio – Paraguai.
O Brasil orgulhosamente tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, sendo referência internacional por utilizar ferramentas que aliam baixo custo e alta qualidade e tecnologia. São 222 centros em todos os estados e, ainda, 217 postos de coleta.
São os bancos de leite materno, que englobam ações de coleta, processamento e distribuição, além de apoiar e orientar sobre aleitamento materno.
A campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde segunda-feira (6 de maio), e tem como meta para 2024 ampliar mais 5% a oferta de leite materno a recém-nascidos internados nas unidades neonatais do país.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada ano, 340 mil bebês brasileiros nascem prematuros ou com baixo peso. O número corresponde a 12% do total de nascidos vivos. Eles são os principais beneficiados pela doação de leite humano, principalmente durante o período em que se encontram um Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatais e não podem ser amamentados pela mãe.
Outro dado relevante é que segundo o Ministério da Saúde o leite materno é capaz de reduzir até 13% a morte por causas evitáveis na primeira infância.
Por isso doar é muito importante, toda mulher que amamenta é uma potencial doadora de leite materno, basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Se você pode e quer doar, procure o banco de leite humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, pelo número de telefone 136 ou pelo SOS 0800 0268877, e se informe como fazê-lo.
Quando você doa leite, semeia vida, nutri sorrisos, colhe saúde, compartilha esperanças e espalha amor.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.