A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Em Foco


Por: Alex Fernandes França
Data: 28/12/2018
  • Compartilhar:

Lago do Parque das Grevíleas – P E R I G O

O Parque das Grevíleas de Nova Esperança, que possui um belo lago em seu interior e segue fechado para a visitação pública, volta e meia é invadido por crianças, adolescentes e até maiores de idade, desrespeitando a placa proibindo a entrada. Em época de calor intenso, os noticiários por todo o país revelam tragédias envolvendo banhistas. Quando a situação é de  clandestinidade, se torna ainda mais perigosa dada à ausência de pessoas preparadas para lidar com uma situação extrema, como os afogamentos. Caso o povo não respeite, não restará alternativa ao poder público que não seja esgotar toda a água do lago. A medida é extrema, mas é melhor do que ver uma mãe chorar em volta de um caixão, como recentemente presenciamos, por conta de um fato que chocou toda a nossa comunidade. Se o povo não respeitar, a solução será esgotar a lagoa, já que para sua abertura, demandam algumas obras a serem efetuadas no interior do Parque. Fica o alerta!

Novo treinador do LEC é daqui

Durante esta semana de festas de fim de ano, volta e meia nos deparamos com pessoas que já moraram em nossa cidade e que pelos mais diversos motivos, sobretudo profissionais, daqui se mudaram. Um deles foi o amigo e agora treinador do Londrina Esporte Clube, Cidimar Ernegas, o “Alemão”, que esteve na redação do Jornal Noroeste para um bate papo que origiou  uma entrevista. Pessoa de retidão e caráter, Alemão, que foi um jogador vitorioso, tem tudo para exercer excelente comando frente ao LEC.  Durante a entrevista ele elogiou a reforma das Praças esportivas, principalmente do Ginásio “O Capelão”, onde passamos boa parte da nossa infância e adolescência, praticando os mais variados esportes. “Que bom a minha querida Nova Esperança voltar à atenção para o esporte, que sem dúvidas é uma importante ferramenta de transformação social. Fiquei muito feliz em ver a movimentação em torno das praças esportivas e o espaço multiuso ao lado do Estádio Municipal, para abrigar a feira do Produtor e outros eventos que o município realizar. Investir em esportes é proporcionar qualidade de vida à população”, frisou. 

Matagal nos terrenos

Após as chuvas dos últimos dias, são muitos os terrenos que precisam ser roçados. O matagal tomou conta, se tornando ambiente propício à proliferação de ratos, baratas e, em caso em que existem recipientes que acumulam água, do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus além dos diversos tipos de animais peçonhentos. É um desrespeito para com os demais concidadãos manter um lote com matagal, sinal de tremendo desleixo.  Constantemente nossa reportagem vem denunciando casos em que pessoas efetuam o descarte de lixos domésticos e entulhos de construção em terrenos vazios ou às margens das estradas vicinais, num gesto de profundo desrespeito aos seus concidadãos bem como  agressão ao meio ambiente. Quem possui terreno tem o dever de mantê-lo limpo, capinado, drenado e com calçadas. Nos terrenos particulares, tais atribuições cabem aos seus respectivos donos, mantendo sua limpeza e conservação.

Legislação

Em 2011 a Câmara de Vereadores aprovou e o executivo sancionou em 16 de março daquele ano, a Lei 2.056 que regulamenta e autoriza a realização de serviços de roçada e limpeza pela Administração Pública em imóveis urbanos.  O município estabeleceu, através do Decreto 4166, de 05 de fevereiro de 2014, os valores referentes às sanções estabelecidas na rei 2.056/2011. No artigo 1° a Lei deixa claro que os proprietários e possuidores a qualquer título de imóveis urbanos, edificados ou não, lindeiros a vias ou logradouros públicos, beneficiados ou não com meio fio e/ ou pavimentação asfáltica são obrigados a mantê-los limpos, capinados e drenados, respondendo em qualquer situação, por sua utilização como depósito de lixo, detritos ou resíduos de qualquer natureza. 

Brasileiros presentearam mais

Os brasileiros presentearam mais neste Natal, segundo dados divulgados  pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O crescimento de 2,66%, na comparação com o ano anterior, é o melhor desempenho desde 2014.A pesquisa levou em consideração as consultas para vendas a prazo entre os dias 4 e 24 de dezembro deste ano, período mais lucrativo do ano para o varejo. No ano passado, foi registrada alta de 2,13%. Nos anos anteriores, houve uma sequência de quedas: -2,29% (2016), -4,16% (2015) e -8,3% (2014).

Gasto médio

O gasto médio do brasileiro com os presentes de Natal foi estimado em R$ 115,9. A previsão é de que a data tenha movimentado R$ 53,5 bilhões na economia. Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os números refletem o clima de otimismo quanto aos rumos do país, somado à retomada da confiança do consumidor e à expectativa de melhora da economia. As informações são da Agência Brasil.

 

“Somos as coisas que moram dentro de nós. Por isso, há pessoas tão bonitas, não pela cara, mas pela exuberância de seu mundo interior” -  Rubem Alves (1933-2014) 

Alex Fernandes França


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.