É possível se prevenir contra cânceres?
Câncer nada mais é que a capacidade de uma célula normal tem de se modificar e se proliferar de maneira anormal e descontrolada e sofrer mutações, se espalhando por todo o organismo.
É uma doença que tem acometido muitas pessoas, mas que pode ser curada se diagnosticada precocemente e prevenida com hábitos saudáveis.
Um terço das mortes por câncer está relacionada a hábitos não saudáveis como consumo de tabaco, álcool em excesso, dietas ricas em gorduras e sedentarismo.
Procurar ter uma vida saudável envolve sacrifícios e mudanças de hábitos.
Mas o que podemos fazer para nos prevenir contra este mal?
- Procure dormir bem, o sono é importante para a manutenção do sistema imunológico e ajuda o corpo e a mente se recuperarem do estresse do dia-a-dia. Deve-se evitar comer ou beber alimentos com cafeína a partir do final da tarde, porque a cafeína compromete o sono.
-Prefira praticar exercícios físicos pela manhã ou a tarde porque as atividades fazem com que o corpo produza muita endorfina e nos enche de energia e não nos deixa dormir; ler um bom livro ou escutar uma música antes de dormir acalma e pode a nos levar a ter uma boa noite de sono.
-Mulheres devem fazer o exame preventivo de colo uterino e mamografia assim como realizar o auto-exame de mamas. Os homens precisam investigar o câncer de próstata.
- Não fume; o cigarro libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas. Assim você estará se prevenindo câncer de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.
- Mantenha uma alimentação saudável, evite consumo excessivo de carne vermelha e bebidas alcóolicas. Tome cuidado com o excesso de sal e açúcar. Faça pequenas refeições ao longo do dia e mastigue bem e lentamente todos os alimentos. Não esquecendo que a alimentação deve ser saborosa, agradável aos olhos e proporcionar prazer e saúde.
- Evite ou limite a ingestão de bebidas alcóolicas; os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto que as mulheres devem limitar a uma dose. Uma taça de vinho pode fazer bem ao coração, mas a ingestão excessiva de álcool prejudica a memória, enfraquece o sistema imunológico e aumenta a incidência de doenças hepáticas. Para as mulheres o álcool está ligado a um risco maior de câncer de mama.
- O consumo de peixes e carnes conservadas em sal, picles, certos molhos e outros alimentos muito salgados está associado ao câncer de estômago e ao carcinoma de nasofaringe (tumor que se instala na parte mais alta da faringe). Agora uma alimentação rica em frutas, vegetais, hortaliças e grãos integrais evita o aparecimento de diversos tipos de tumores e cânceres.
- Procure praticar atividades físicas, a ordem é MEXA-SE, troque o elevador pelas escadas, varra a casa, caminhe, dance ou opte por correr, fazer ginástica ou musculação, nadar, freqüentar academia. O importante é escolher uma modalidade que lhe seja agradável e que você goste. A atividade física reduz o estresse e ajuda a manter o peso reduzindo o risco de câncer e outras doenças crônico-degenerativas. Além de melhorar a autoestima e combater o envelhecimento precoce.
- Amamente; o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida, a partir dos seis meses deve-se complementar com alimentação saudável até os 2 anos de idade da criança. Ela protege a mãe contra o câncer de mama e a criança contra a obesidade infantil.
- Cuide bem da sua boca, capriche na escovação dos dentes e da língua e não deixe de consultar o dentista regularmente.
- Cuidado com o sol; evite a exposição entre 10h e 16h, faça uso de protetor solar diariamente mesmo quando estiver nublado; se você trabalha exposto ao sol use chapéu de aba larga, camisa de cor clara que reflitam a luz solar e calça comprida.
- Vacine seus filhos contra HPV, a vacina está disponível no SUS para meninos de 11 a 14 anos e para as meninas de 9 a 14 anos.
- Vacine-se contra a hepatite B, a vacina previne contra o câncer de fígado, o SUS disponibiliza para todas as idades.
O mais importante ame-se, quem se ama se cuida e se protege; quem se protege acaba tendo uma vida mais saudável e feliz.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.