A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Conselhos para a boa saúde


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 28/10/2021
  • Compartilhar:

Ao acordar dê bom dia ao sol, respire profundamente, e ouça o canto alegre dos passarinhos. Tome o seu café da manhã sem pressa, mastigue devagar, sinta o sabor dos alimentos. Beba uma generosa xícara de café, e descubra todos os sabores, e aromas que a bebida pode proporcionar.

            Não corra para as redes sociais, antes, leia algo como a bíblia ou algum livro que você goste. Medite uns minutos. Faça uma oração.

            Faça alguma atividade física que você goste, uma caminhada, andar de bicicleta, academia, não importa, o importante é despertar os músculos, e oxigenar o cérebro. Nem que para isso você precise acordar mais cedo. Garanto a você que, você só colherá bons resultados e frutos.

Tome um banho revigorante, e pense que a medida que a sujeira, e os odores vão embora para o ralo, todo o cansaço, preguiça e pensamentos ruins vão embora junto também.

            Não se vista desleixadamente, por mais que suas roupas sejam simples, cuide para que elas sempre estejam limpas e cheirosas.

            Vá trabalhar com alegria, faça tudo bem feito, sinta orgulho do que você faz, lembre-se que é ele que te dá o pão de cada dia, e o teto que te abriga. Por isso, faça tudo com excelência. Assim, você será respeitado e copiado pelos outros. Não veja o seu trabalho ou seu estudo um sacrifício, mas sim um presente.

            Seja grato. Agradeça sempre, ao invés de reclamar e maldizer. Para ser feliz primeiro é necessário ter um coração grato. Seja grato pelo alimento que você come todos os dias, pela sua cama cheirosa e quentinha que te conforta, pela sua família, pelo seu trabalho, pelo seu estudo.

            Exercer a gratidão é libertador e aliado ao perdão, libera o amor, que limpa o seu coração dos sentimentos ruins, como a angústia, o medo, a raiva e o ódio. Liberte-se de mágoas passadas, purifique o seu coração através do perdão.

            Aprenda a viver com pouco, e valorize o que é realmente importante. Permita sentir prazer nas pequenas coisas. Sinta alegria de viver.

            Se alegre com as conquistas e com a felicidade do outro, não seja invejoso. Seja empático e compadeça com a dor do outro, estenda a sua mão para ajudar o seu próximo.

            Quando nos dispomos a ajudar o próximo, um sentimento de dever cumprido inunda o nosso ser, revertendo em uma alegria contagiante, trazendo paz interior. Paz tão almejada por todos nós. E essa felicidade, melhora o nosso humor e aumenta o nosso nível de ocitocina, trazendo inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental.

            Sabia que quando cantamos a nossa respiração melhora? Além de melhorar o nosso humor, ficamos mais felizes e otimistas, menos estressados, estimula a autoconfiança, e o conforto. Pois, quando cantamos produzimos um hormônio chamado endorfina, o mesmo que é liberado quando praticamos atividades físicas. Então, cante, não ligue se você é desafinado ou não, o importante é liberar as tensões diárias através da sua voz.

            Separe um tempo só para você. Descanse, relaxe, medite. Fique em silêncio, mas não use esse tempo na companhia de um celular, televisão ou afins. Só você mesmo, feche os olhos, ouça os sons da natureza, respire profundamente. Porque, para podermos organizar as ideias é necessário desacelerar.

            Aliás, o silêncio acalma nossa alma e equilibra nossas emoções, e traz paz interior, que nos presenteia com saúde emocional, tão importante e necessária nos tempos que estamos vivendo.

            Não durma tarde, vá dormir cedo, é através do sono que as informações e conexões nervosas são reestabelecidas no cérebro.

Deixe o estresse de lado, e viva a vida como ela deve ser vivida, com leveza, sem ansiedade e nervosismo. Porque viver estressado, não vale a pena.

Estes são alguns conselhos simples, que devem ser seguidos, porque uma vida agitada, levada muito a sério, sem alegria e descanso, só mina todo o nosso vigor e a nossa vitalidade, trazendo consequentemente tristeza e doenças. Por isso, tenha mais tempo para você, seja otimista. Veja o lado bom da vida. Com certeza este é o caminho para uma vida mais feliz e mais saudável.

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.