Dezembro Laranja: seu sol, sua pele, sua proteção...
O mês de dezembro marca o início do verão, estação mais quente e animada do ano, por isso dezembro foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para a criação da campanha “Dezembro Laranja”.
Para o ano de 2023, o tema escolhido pela SBD foi: seu sol, sua pele, sua proteção; que tem como objetivo buscar conscientizar mais pessoas sobre o câncer de pele e sobre a importância de procurar um dermatologista para entender a combinação ideal de medidas de proteção para sua pele.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Paraná, para o ano de 2023 são estimados 4.780 novos casos de câncer de pele não melanoma na população masculina (que tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos), e 4.300 na população feminina, totalizando 9.080 novos casos. Já para o melanoma são estimados 290 novos casos nos homens e 320 nas mulheres, totalizando 610 novos casos para o estado em 2023.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, INCA, é o mais frequente no Brasil.
A SBD, promoverá um multirão de atendimento gratuito em todo o país, no próximo sábado (02/12), das 9h às 15h. Nos municípios de Paranavaí, Apucarana e Maringá acontecerá:
- Maringá: Unidade Básica de Saúde Iguaçu (Av. Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha, 5328 – Jardim Iguaçu).
- Paranavaí: CRE – Consórcio Regional Cohen Esperidião (R. Rio Grande do Sul, 2390/ Centro).
- Apucarana: Ambulatório de Dermatologia da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (Rua Desembargador Clotário Portugal, 1095 – Centro).
Mas, a boa notícia é que, independente do tipo, quando o câncer de pele é descoberto na sua fase inicial, as taxas de cura são altíssimas, cerca de 90%.
Na luta contra o câncer de pele a prevenção é seu melhor aliado, portanto:
- Evite tomar ao sol, entre às 10 h e 16 h.
- Use bonés, chapéus de abas largas, óculos escuros, com lente UVA/UVB e sombrinhas.
- Use protetor com FPS igual ou superior a 30, inclusive nos lábios. Aplique 30 minutos antes de sair de casa, e reaplique a cada 2 horas. Aplique mesmo em dias nublados.
- Proteja as crianças, passe protetor solar nelas. Ensine-as como usar e aplicar nelas próprias. Os protetores podem ser usados em crianças, a partir dos seis meses de idade.
- Vá ao dermatologista uma vez ao ano. Observe sua pele, procure por pintas ou manchas suspeitas.
- Para manter a pele hidratada, beba bastante água e aplique todos os dias, um bom hidratante no corpo.
- Use camisetas, calças compridas e blusas de mangas compridas, de preferência de algodão e de cor clara. Se for fazer alguma atividade no sol, use roupas com proteção solar UV.
- Procure ficar à sombra de árvores, tendas ou barracas use barracas de preferência de algodão ou lona, as de nylon são pouco confiáveis, pois, deixam passar 95% dos raios UV.
- Não faça bronzeamento artificial.
- Atenção: nem toda pinta é câncer, fique atento a pintas que não existiam até os 25 anos, pintas escuras e multicoloridas, irregulares, que crescem e coçam. Sardas não se transformam em câncer.
E como identificar uma pinta irregular? Usando o critério do ABDCE:
A – Assimetria: quando a metade da pinta não casa, com a outra, ou seja, não é parecido com a outra metade.
B – Bordas irregulares e mal definidas.
C – Cor: quando a cor não é a mesma em toda pinta, variando entre marrom, preto, vermelho, azul e branco.
D – Diâmetro: a pinta tem mais de 6 mm.
E – Evolução: a pinta muda de tamanho, forma, cor ou apresenta sangramento.
Se perceber qualquer anormalidade ou irregularidade, vá ao médico. Se notar, feridas que não cicatrizam procure um especialista. A visita ao dermatologista deve ser anual, pois, podem aparecer lesões em regiões onde não é possível reconhecer sozinho. Lembre-se: o autoexame não substitui a ida ao médico.
Esteja atento aos sinais, Cuide-se!
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.