Dezembro Laranja: proteger a pele é proteger a saúde!
A campanha Dezembro Laranja foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no Brasil, que incansavelmente vem desenvolvendo um belo trabalho, que busca conscientizar mais pessoas sobre o câncer de pele, (que costuma ser o câncer mais frequente entre a população brasileira) e sobre a importância de procurar um dermatologista para entender a combinação ideal de medidas de proteção para a sua pele.
Afinal, cada pessoa tem a sua individualidade, e cada um mora em lugar diferente e tem diferentes tipos de pele. Ou seja, tem um sol para cada um e várias formas de se proteger dele.
Este ano, a SBD tem como tema “Proteger a pele é proteger a saúde”. Desde 1999, a SBD realiza o Dia de Atendimento gratuito, com o intuito de diagnosticar e tratar casos de câncer de pele precocemente. A data escolhida foi o dia 7 de dezembro, sábado, das 9h às 15 horas, onde haverá atendimento gratuito para orientação, diagnóstico e tratamento do câncer de pele. Serão mais de 100 postos de atendimento espalhados pelo Brasil e cerca de 3.500 médicos dermatologistas e voluntários trabalhando para atender a população.
O posto de atendimento mais próximo a nossa querida cidade será em Paranavaí, Paraná, no Ambulatório Médico de Especialidades CRE – Consórcio Regional COHEN Esperidião – Rua Rio Grande do Sul n° 2335, Centro – (44) 3421-5100.
Para o presidente da SBD, Heitor de Sá Gonçalves: “O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, mas também um dos mais preveníveis, além de subestimados. Muitas vezes o sol é visto como um amigo, mas sem os devidos cuidados, pode se tornar um inimigo silencioso”. Portanto, cuidar da pele não é estética ou vaidade, é sobre ter mais saúde.
Quando o câncer de pele é descoberto na sua fase inicial, as taxas de cura são altíssimas, cerca de 90%. Para se prevenir procure:
- Evitar tomar ao sol, entre às 10 h e 16 h.
- Use bonés, chapéus de abas largas, óculos escuros, com lente UVA/UVB e sombrinhas.
- Use protetor com FPS igual ou superior a 30, inclusive nos lábios. Aplique 30 minutos antes de sair de casa, e reaplique a cada 2 horas. Aplique mesmo em dias nublados.
- Proteja as crianças, passe protetor solar nelas. Ensine-as como usar e aplicar nelas próprias. Os protetores podem ser usados em crianças, a partir dos seis meses de idade.
- Vá ao dermatologista uma vez ao ano. Observe sua pele, procure por pintas ou manchas suspeitas.
- Para manter a pele hidratada, beba bastante água e aplique todos os dias, um bom hidratante no corpo.
- Use camisetas, calças compridas e blusas de mangas compridas, de preferência de algodão e de cor clara. Se for fazer alguma atividade no sol, use roupas com proteção solar UV.
- Procure ficar à sombra de árvores, tendas ou barracas use barracas de preferência de algodão ou lona, as de nylon são pouco confiáveis, pois, deixam passar 95% dos raios UV.
- Não faça bronzeamento artificial.
- Atenção: nem toda pinta é câncer, fique atento a pintas que não existiam até os 25 anos, pintas escuras e multicoloridas, irregulares, que crescem e coçam. Sardas não se transformam em câncer.
E como identificar uma pinta irregular? Usando o critério do ABDCE:
A – Assimetria: quando a metade da pinta não casa, com a outra, ou seja, não é parecido com a outra metade.
B – Bordas irregulares e mal definidas.
C – Cor: quando a cor não é a mesma em toda pinta, variando entre marrom, preto, vermelho, azul e branco.
D – Diâmetro: a pinta tem mais de 6 mm.
E – Evolução: a pinta muda de tamanho, forma, cor ou apresenta sangramento.
Se perceber qualquer anormalidade ou irregularidade, vá ao médico. Se notar, feridas que não cicatrizam procure um especialista. A visita ao dermatologista deve ser anual, pois, podem aparecer lesões em regiões onde não é possível reconhecer sozinho. Lembre-se: o autoexame não substitui a ida ao médico.
Cuide-se, proteja-se e abrace essa campanha em prol da sua saúde. Pois, prevenir é cuidar.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.