A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Decepções na vida cotidiana


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 09/10/2025
  • Compartilhar:

Dizem que esse mundo não é o de felicidades. A verdadeira felicidade está no Céu.

Caros leitores. Vocês já passaram por alguma decepção?

É claro que isso vai depender muito da idade de cada um.

Decepções são situações que passamos e que não gostaríamos de passar. São sentimento de desapontamento, desgosto ou tristeza causado quando as expectativas sobre algo ou alguém não se concretizam, resultando em insatisfação e mágoa.

Cada um de nós, com certeza, já passou por esse sentimento. Nesse momento, muitos brasileiros estão passando. Um grupo que gostaria de falar hoje, são os escritores e editoras. Esse grupo, alimentou uma expectativa para participar da 1º Bienal do Livro do Paraná, que começaria no dia 10 de outubro. Esse evento, já foi mudado de data por 3 vezes e mudança de local por duas vezes. Nessa semana os prováveis participantes receberam a notícia do adiamento da data para 2026, onde a empresa que organizava o evento, alegou que por motivos de problemas climáticos a estrutura não pode ser montada. Na realidade nós consideramos mesmo um cancelamento da Bienal.

O sentimento de decepção, aflorou nas pessoas que estavam se preparando para ir a Curitiba. Foram meses de preparação. Tempo gasto na programação de tudo. Livros impressos, estrutura de estande contratada, ornamentação comprada, passagens e hospedagens pagas. Programação para participar de outras feiras não realizada. Havia participante que já estavam em Curitiba quando falaram do adiamento.

Mas esse sentimento também se espalhou para o grande público que já haviam comprado seus ingressos para visitar a Bienal. Talvez, a única oportunidade que teriam de conhecer uma grande feira de livros. Jovens escolares que estavam se preparando para compras de livros. Também passaram por esse sentimento de decepção. Também as pessoas que se prepararam para fornecer alimentação no local. Foram tantas as pessoas que se decepcionaram pelo evento que não ocorreu. Muitos sonhos frustrados.

Mas, devemos saber que passamos e passaremos ainda por muitas vezes perto ou mesmo dentro desse sentimento. O que irá diferenciar uma pessoa da outra, será a forma de enfrentar esse sentimento de decepção.

Teremos pessoas que passarão do sentimento de decepção para o sentimento de depressão. Mas, outros tantos, saberão enfrentar esse sentimento e usarão a sabedoria para transformar esse sentimento de decepção em enfrentamento e farão o possível para continuar sua vida. Usarão o acontecimento como experiência, e saberão que mesmo quando a decepção ocorrer, a vida continuará seu caminho.

Assim, como eu, muitos amigos escritores passaram por esse sentimento de decepção nos últimos dias e levantamos a cabeça e seguimos a nossa vida, sabendo que poderemos ter muitas outras oportunidades para levar a cultura as pessoas.

Então caros leitores, vamos seguir nossa vida e ter esses momentos para reflexão do que realmente é importante. Caso tenham gostado desse artigo, peço compartilhem, também façam as críticas ou sugestões em minhas redes sociais e através do Jornal Noroeste. O diálogo é sempre bem-vindo e nos faz crescer. Sejamos sempre melhores, não que os outros, mas sim para os outros.

Jorge Antonio Salem

vida cotidiana


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.