A vida sem informática
Vocês imaginam uma vida sem computador, internet e agora a Inteligência Artificial (IA)?
Muitos que estão lendo esse artigo, provavelmente vão se lembrar da vida de criança, jovem e até adulto jovem. Para a maioria, esses momentos eram de realizar atividades físicas. Os trabalhos de escola eram realizados em papéis, cadernos, através de livros físicos. As brincadeiras de crianças eram através de objetos como bolas, carrinhos, bonecas. Os trabalhos em empresas também eram com poucos ou nenhum instrumento de informática.
Lembro das oficinas, que para consertar algum motor, o mecânico tinha que ter o ouvido bom. Saber através do barulho que fazia, o possível problema. Também nas rodas dos veículos. Os contadores, faziam as contas nas mãos e através de caneta e papel. Isso brevemente lembrando de poucas atividades. As notas de nós escolares, eram anotadas em formulários de papel. Era nosso currículo escolar. Em casa, nossas mães tinham os cadernos de receitas. Quando iam fazer algum prato delicioso, abriam aquele caderno que as vezes, já estavam até amarelado, pois eram receitas de família.
“Era um tempo bom”! Muitos vão falar. Muita nostalgia. Mas, se a evolução de nossos brinquedos, nossos estudos, nossos trabalhos e nossa vida, não fosse boa, Deus não teria permitido que ocorresse. Com a evolução que ocorreu diante de nossos olhos, facilitou muito em todos os sentidos. Hoje, diante de um computador, eu escrevo esse artigo, e se não gostar, mudo aquilo que não ficou bom, sem necessidade de escrever o artigo inteiro. Posso fazer a correção de palavras e frases. O programa, possui corretor e me diz se escrevi uma palavra errada, sugerindo a correção. Muitos dos desenhos que engenheiros e arquitetos fazem hoje, são realizados por computadores alimentados por eles. Esses antigamente, tinham que ser desenhados a mão. Nos veículos, possuem pequenos computadores que fazem diagnósticos de possíveis problemas a serem consertados.
Na área da saúde, tivemos grandes avanços com relação a diagnostico, melhores tratamentos clínicos e cirúrgicos que a informática permitiu. Medicamentos com menos efeitos colaterais, vacinas desenvolvidas com maior eficácia e durabilidade. Isso que falo aqui apenas de forma superficial.
Agora, com a chegada da IA, que não para de ficar cada vez mais inteligente, todos esses avanços serão ampliados. Muitos vão falar que esses avanços então sendo também utilizados para o mal, mas em tudo que Deus permitiu que o ser humano criasse, também no passado foi utilizado para o mal. Quando Alberto Santos Dumont criou o avião, não imaginava que um dia fosse utilizado para jogar bombas e matar pessoas!
Nós seres humanos fomos dotados por Deus de um livre arbítrio e podemos fazer o que quisermos, mas nas leis imutáveis tem a ação e reação. A todo uma ação existe uma reação. Cada um de nós vamos responder pelo que fizemos aqui. A nossa evolução espiritual, está ligada a essa lei. Portanto, em 1 Coríntios 6, 12, nos diz: “A mim tudo é permitido, mas nem tudo me convém”.