A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Como ganhar uma Eleição?


Por: Rogério Luís da Rocha Seixas
Data: 10/10/2022
  • Compartilhar:

O título desta nova troca de ideias, em forma de interrogação, apresenta-se como extremamente atual para nosso momento nacional, marcado por uma acirrada eleição presidencial. Como ganhar uma eleição? Em tempos midiáticos e de extremos recursos virtuais. Eleições com esforços de se investir muito mais sobre a imagem dos candidatos do que na expressão e construção de conteúdo do debate, além da prática discursiva da troca de ideias. Como ganhar uma eleição? Em uma época marcada pelo ceticismo político. Por polarizações extremadas que mexem com as paixões ideológicas. Eleições em que se percebe uma sanha enorme em se atingir o poder a qualquer custo. E finalmente: em quem acreditar para que possamos elegê-lo?

Para dar continuidade a nossa troca de ideias, passo a um outro questionamento: Um texto do século 64 a. C. da era republicana de Roma, pode ter alguma relevância para a questão de como se ganhar uma eleição hoje? Ora! Destaco o texto escrito pelo general e político romano Quintus Cícero, cujo título pode ser assim apresentado: “Como ganhar uma eleição?” Pois é, um texto da era republicana romana, traz a mesma questão e reflexões referentes ao contexto eleitoral e político de nosso momento presente. Neste texto, Quintus Cícero apresenta estratégias bastante atuais aplicadas em eleições: Prometa tudo a todos. Nos discursos e atitudes, o candidato deve dizer que sempre foi progressista aos progressistas ou aos conservadores, que sempre foi um conservador. Dê esperanças e motivo as paixões dos eleitores. Cícero ainda argumenta que o candidato a eleição, precisa fazer acreditar que pode tornar o mundo dos seus seguidores e eleitores, o melhor possível, pelo menos até após a eleição. Deve-se mesmos bajular os eleitores da melhor forma possível. E finalmente: deve-se conhecer as fraquezas dos oponentes para tentar destruí-los.

Desta forma, a questão posta já no título não foi formulada e tratado apenas em nossa atualidade e um texto do século 64 a. C. da Roma republicana, localiza-se mais próximo de nós, a partir das condições dadas por um ambiente intensamente marcado por falsas promessas, proselitismo político e religioso, sede de poder, atuação de operadores políticos, doações suspeitas para campanhas, escândalos e corrupção. Destaco para finalizar que partindo de a questão “Como ganhar uma eleição?” Formulo outra: “O que esperamos ganhar com quem ganhar a eleição?”

Quintus Tulius Cícero. Como ganhar uma eleição? Um manual político da Antiguidade Clássica para os dias de hoje. Ed. Bazar do Tempo, 2020.

Rogério Luís da Rocha Seixas

Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.