Como fazer o autoexame de mamas e o que procurar?
Neste mês de outubro, quando as atenções estão voltadas à saúde das mamas, é necessário lembrar que não é só neste mês que a mulher deve se cuidar. A mulher deve procurar se proteger durante todo o ano, fazendo consultas anuais com o seu ginecologista, exames preventivos e mamografia, adotando hábitos saudáveis no seu dia a dia, bem como procurar ter momentos de lazer.
Há um exame que a mulher pode fazer todos os meses, trata-se de um exame importantíssimo, e é feito por ela mesma: o autoexame de mamas.
Toque-se, não tenha vergonha ou receio de se auto examinar, através do toque é possível verificar se há algo diferente ou errado, como um caroço que não estava ali antes ou uma secreção no mamilo.
Suas mamas são únicas assim como você. É comum que uma das mamas seja maior que a outra ou tenham formatos diferentes. Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode perceber mudanças e ficar alertar para um sinal ou sintoma suspeito. Fique atenta aos sinais.
Faça o exame 1 vez por mês a partir dos 25 anos de idade, entre o quinto ao sétimo dia após o início da menstruação, pois a mama estará menos inchada.
As próteses de silicone não atrapalham o autoexame, devido à localização dos implantes, já no caso das mulheres que não menstruam mais, defina um dia do mês para realizar o autoexame.
Como fazer o autoexame?
De frente ao espelho, observe cuidadosamente as mamas com os braços abaixados e fique atenta a alterações de cor e textura, partes afundadas ou elevadas.
Em seguida, observe os mamilos, eles não devem estar retraídos ou afundados, com exceção dos casos em que os mamilos sempre foram assim, nessa situação, trata-se apenas de uma questão anatômica.
Depois, levante os braços acima da cabeça e observe se algo muda enquanto você faz esse movimento.
Com um dos braços acima da cabeça, toque a mama do mesmo lado com os dedos da mão oposta. Faça movimentos ao redor de toda mama, em direção ao mamilo, primeiro com a mão espalmada e depois como estivesse dedilhando com as pontas dos dedos, procurando por caroços.
Estenda o movimento até a axila, onde também podem aparecer tumores.
Repita o movimento na outra mama.
Olhe, sinta e perceba suas mamas, é muito importante que a mulher conheça o seu corpo e observe suas mamas, muitos tumores são descobertos dessa forma, mas caso perceba a presença de algum nódulo, não se desespere, nem todo tumor é maligno, muitos são benignos, então ao perceber algo de errado, procure o seu ginecologista.
Você deve procurar no autoexame por caroços endurecidos e indolores, alterações no formato dos mamilos e mamas recentes, pele avermelhada e inchada, pele quente ou retraída, com aspecto de casca de laranja, alterações no mamilo, nódulos nas axilas e pescoço, saída espontânea de líquidos escuros ou sanguinolentos dos mamilos.
Faça a mamografia, este exame consegue identificar o Câncer de Mama bem no início e detecta nódulos ainda não palpáveis. Já a ecografia é um importante exame que complementa a mamografia.
Apertar a mama durante o exame é fundamental porque, somente assim, o médico terá uma boa qualidade e conseguirá enxergar as lesões bem no início. O exame pode ser desconfortável, mas ele pode salvar a sua vida.
A mamografia deve ser realizada uma vez por ano, a partir dos 40 anos, agora se você tem estória familiar de Câncer de Mama ou Ovário, deve se começar mais cedo.
Como o Dr. José Bento de Souza aconselha, “Nós somos responsáveis pela nossa saúde, e muitas vezes pela doença, então assuma isso, se você é responsável pela sua saúde, cuide dela.”
Siga o conselho deste sábio médico, cuide-se, se ame, se toque. Você é responsável pela sua saúde. Pense nisso.