A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Como cuidar dos nossos resíduos em situação de pandemia


Por: Jaqueline Pirão Zotesso
Data: 24/03/2020
  • Compartilhar:

Os resíduos que geramos representam uma fonte de contaminação EXTREMA. Mas a coleta é um serviço que não pode ser paralisado para garantir o bem e proteção da saúde pública. Assim, para proteger os profissionais diretamente envolvidos na coleta e destinação de resíduos, a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) divulgou um documento recomendando que a coleta seletiva seja paralisada devido à maior manipulação dos resíduos recicláveis pelos catadores. Nesse período, o mesmo documento recomenda que esses profissionais recebam auxílio social temporário.

 

Além disso, a ABES recomendou os seguintes passos para acondicionamento e disposição dos resíduos para coleta:

1) Colocar os resíduos em sacos de lixo resistentes;

2) Fechar os sacos com lacre ou nó quando os sacos estiverem com 2/3 de sua capacidade;

3) Introduzir os sacos fechados em outro saco, de modo que os resíduos fiquem acondicionados em sacos duplos;

4) Encaminhar os resíduos para a coleta de resíduos urbanos.

Mas se você, assim como eu, chega a sentir dor no coração ao descartar os resíduos recicláveis no lixo comum, ou ainda, se a coleta seletiva não for paralisada em seu município, cabe aqui algumas observações.

Como o COVID-19 é um vírus novo, ainda há escassez de estudos científicos em relação à sua permanência em superfícies inanimadas. Entretanto, um artigo científico publicado recentemente reuniu dados de estudos realizados com os tipos anteriores de corona vírus e concluiu que um período de 9 dias é suficiente para inativar os vírus em superfícies como metal, vidro e plástico. Além disso, a desinfecção de superfícies com álcool 70% ou solução de hipoclorito de sódio 0,1% também é efetiva para a inativação dos vírus já estudados. Espera-se assim que o novo vírus tenha esse mesmo comportamento. Portanto, lave os seus resíduos recicláveis com água e sabão antes de separá-los. Se possível, deixe seus resíduos armazenados por um período de pelo menos 9 dias antes de disponibilizá-los para coleta. Se não for possível armazenar seu resíduo por esse período, mergulhe-os em uma solução de hipoclorito de sódio 0,1% por 1 minuto. Para preparar essa solução, basta dissolver 50 mL de água sanitária em 1 litro de água.

Mas atenção!! Não use essa solução para desinfecção das mãos, pois o cloro pode causar irritações na pele. 

Além disso, esse procedimento NÃO DEVE SER ADOTADO em domicílios com CASOS CONFIRMADOS ou SUSPEITOS de COVID19, ou seja, os resíduos RECICLÁVEIS desses domicílios deverão ser acondicionados juntamente com o lixo comum, conforme os passos 1 a 4. E só para reforçar: máscaras, luvas, lenços e demais itens utilizados para higiene pessoal NÃO SÃO RECICLÁVEIS.

Vamos pensar e agir coletivamente, vamos nos proteger e proteger a todos! 

Juntos, venceremos essa guerra!

Referências:

1) ABES. Recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por corona vírus (COVID-19). Disponível em: http://abes-dn.org.br/?p=33224.

2) KAMPF et al. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and

their inactivation with biocidal agents. Journal of Hospital Infection, v. 2, n.2, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2590088920300081.

Jaqueline Pirão Zotesso


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.