Como a alimentação saudável e equilibrada pode ajudar na redução de cólicas menstruais
A temida cólica. Você, mulher, com certeza já a teve pelo menos uma vez na vida e sabe o quão incômoda é, muitas vezes atrapalhando até mesmo na realização de afazeres simples do dia a dia.
Essa dor pélvica ocorre quando há a liberação de prostaglandina, uma substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio, na forma de sangramento, quando o óvulo não é fecundado. Por outro lado, também é importante destacar que a cólica também se faz presente quando há alterações patológicas no aparelho reprodutivo, por exemplo, em casos de endometriose ou miomas.
Ademais, poucas pessoas sabem mas a alimentação pode influenciar (e muito!) nesse incômodo e, para aquelas que sofrem com as cólicas todos os meses, é possível criar - estratégias alimentares para que amenizar o problema.
Por isso, seguem algumas dicas para inserir no seu dia a dia para amenizar de vez esses sintomas.
- Aumente o consumo dos alimentos anti-inflamatórios naturais: azeite, açafrão;
- Consuma pelo menos uma vez na semana atum ou sardinha;
- Capriche no consumo de sementes como chia, linhaça e gergelim;
- Aumente o consumo dos alimentos semente de abóbora e girassol, vegetais verdes escuros, pois são ricos em magnésio;
- Evite o consumo dos alimentos gordurosos.
Atenção: vale ressaltar que não adianta ingerir alimentos específicos ou mudar a alimentação apenas nesse período do mês! É fundamental cuidar da alimentação durante todo o mês, não só buscando amenizar os sintomas da cólica mas também prevenir diversas doenças.
Stephanie Caroline dos Santos Trassi
Stephanie Caroline dos Santos Trassi - Nutricionista e Coach de emagrecimento, inscrita no CRN 8 - 9610, graduada pela Uningá em 2014. Desde então, atuando na área de emagrecimento. Fundadora da clínica Stephanie Caroline em Nova Esperança. Assina a colun