A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Café, o amigo do seu coração


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 02/09/2021
  • Compartilhar:

Ele é o queridinho dos brasileiros, e é a segunda bebida mais consumida no mundo, só perde para a água. Com aroma incomparável, nos ajuda a despertar para enfrentarmos o dia com mais ânimo. Alegra a alma.  É impossível para muitos começar o dia sem ele. Tão poderoso que apenas o cheiro dele, é capaz de trazer uma sensação de bem-estar. O povo brasileiro é apaixonado por ele.

 Tão importante que é lembrado em 3 datas diferentes.

            Dia 14 de abril, Dia Mundial do Café, data instituída pela indústria cafeeira mundial, por ser a 2ª bebida mais consumida no mundo.

            Dia 24 de maio, Dia Nacional do Café, que também é do dia do barista, a data foi escolhida pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em 2005, pois é, a época de abertura das colheitas na maior parte das regiões produtoras do país.

            Dia 01 de outubro, Dia Internacional do Café, data escolhida pela Organização Internacional do Café (OIC), desde 2015, com o objetivo de unificar as celebrações ao redor do mundo.

            Um recente estudo, realizado pela Universidade Semmelweis, em Budapeste, na Hungria, avaliou 468.000 voluntários, que participam do banco de dados Biobank, do Reino Unido, e descobriu-se que, as pessoas que bebiam uma quantidade moderada de café, cerca de ½ xícara a três xícaras por dia, tinham 21% menos probabilidade de sofrer um derrame, e de 17% para risco de morrer por alguma complicação cardiovascular, do que os voluntários que não ingeriam a bebida.

            Ou seja, protege o seu coração e o ajuda a se manter saudável. Uma notícia maravilhosa para os amantes da bebida.

            O estudo foi divulgado na reunião anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizada em 27 e 30 de agosto deste ano.

            Vale lembrar que, o café em questão é o café preto normal, sem leite, açúcares, sabores ou cremes, pois estes, podem anular os efeitos benéficos da bebida. Conforme o estudo, o café descafeinado, não trouxe nenhum benefício aos participantes.

            Também é importante frisar que é o consumo moderado e não exagerado da bebida, pois, tudo que é demais pode trazer prejuízos. Se consumido em excesso pode causar arritmias, irritabilidade, nervosismo, insônia, aumento da pressão alta, em grávidas pode ocasionar aborto espontâneo ou baixo peso em recém-nascidos.

            Mas, se ingerido moderadamente pode trazer vários benefícios, dentre eles:

            Ele fornece energia, a cafeína percorre toda a corrente sanguínea e chega ao cérebro, que melhora o humor, a memória, ficamos mais espertos, com mais energia para desenvolver as atividades do dia a dia.

            Alivia o estresse e ajuda a evitar a depressão. Reduz dores de cabeça.

            Melhora as sinapses e conexões dos neurônios no cérebro, diminuindo o risco de demência e de cognição, ele ajuda na prevenção do Alzheimer e melhora os sintomas de pacientes com a doença de Parkinson.

            Tem ação termogênica, que ajuda a queimar aquela gordurinha tão indesejada.

            Dá ânimo para treinar, experimente tomar uma xícara de café antes de ir à academia, ou fazer qualquer atividade física, com certeza você sentirá diferença no seu desempenho.

            Em sua composição têm Vitamina B2, B3 e B5, manganês, potássio, magnésio entre outros.

            Reduz risco de diabetes tipo 2, protege o fígado, ajuda a prevenir alguns cânceres como o de mama, próstata, ovários e cólon.

            Ele estimula a digestão, então, depois do almoço, beba uma xícara de café, pois, ajuda a aumentar o movimento gastrointestinal, o que facilita a digestão.

            Portanto, não se prive desta iguaria, beba café e proteja o seu coração, mais sem exagero, e viva mais feliz e saudável.

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana.

 

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.