Artigo: O mito de Sísifo e as eleições municipais
Por Claudemir Batista
Segundo a mitologia grega, Sísifo, fundador de Corinto, era o mais inteligente e esperto dos mortais e por essa condição, ousou desafiar o sistema, ou seja, os deuses.
Ele questionou se as normas e determinações sociais de fato faziam algum sentido ou se eram ferramentas de opressão e dominação. Suas estratégias funcionaram por algum tempo, porém, como mortal que era, um dia morreu.
E ao morrer foi sentenciado a todos os dias empurrar uma enorme pedra morro acima para depois ao final do dia, vê-la correr morro abaixo.
Diante dos resultados em 06 de outubro, podemos nos comparar a Sísifo.
Lutamos de forma injusta contra um sistema financeiro, midiático e de dominação que transcende nossas capacidades, mesmo assim ousamos enfrentá-lo e o enfrentando, temos tido vitórias significativas.
Porém, a pedra sempre insiste em descer o morro. Aparentemente nossa missão é diariamente, ainda que parecendo inútil, empurrá-la morro acima.

· Claudemir Batista é Especialista em Gestão Pública, com MBA em Sustentabilidade, Consultor e palestrante e atualmente Assessor Especial em ITAIPU Binacional