A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


“Antônios Esperanças”: O desafio atual contra as Fake News nas eleições


Por: Alex Fernandes França
Data: 01/02/2024
  • Compartilhar:

As eleições municipais de 2024 se aproximam e, com elas, o debate sobre a importância de eleições limpas e propositivas. A democracia se sustenta na participação popular, e isso só é possível quando os eleitores têm acesso a informações confiáveis e relevantes sobre os candidatos e seus projetos.

Infelizmente, nas últimas eleições, vimos um aumento no uso de fake news e ataques pessoais nas redes sociais. Essas práticas prejudicam o debate democrático e desqualificam os candidatos.

O eleitor quer ouvir propostas e não baixarias. Ele quer saber o que os candidatos pensam sobre os principais problemas do país e como pretendem resolvê-los.

É lamentável recordar eleições municipais passadas em Nova Esperança, onde observamos a criação de perfis falsos em redes sociais, como o infame "Antônio Esperança". Sob o véu da clandestinidade, indivíduo (s) atacava(m) desafetos políticos, disseminando desinformação e minando a confiança no processo democrático. Essas práticas obscurecem a visão do eleitor e prejudicam a qualidade do debate político.

A Justiça Eleitoral tem tomado medidas para combater a disseminação de fake news e ataques pessoais. O caso do áudio falso do pré-candidato Silvio Barros à prefeitura de Maringá é um exemplo disso.

A decisão do TRE-PR de bloquear o compartilhamento do áudio é um importante passo para garantir eleições limpas e transparentes.

No entanto, é preciso que os eleitores também façam sua parte. É importante checar as informações que recebem nas redes sociais e não compartilhar conteúdo que não seja confiável.

A democracia é um patrimônio de todos. É nosso dever protegê-la e garantir que as eleições sejam um momento de reflexão e debate sobre o futuro do país.

A filosofia nos ensina a importância da razão e da argumentação. O filósofo grego Sócrates dizia que o conhecimento é a virtude suprema.

Para Sócrates, o conhecimento só é possível através da reflexão e do diálogo. Ele acreditava que, por meio do debate, podemos chegar à verdade.

Ilustrativa/Freepik

A democracia também se baseia na razão e na argumentação. As eleições são um momento de debate sobre os problemas do país e as melhores soluções para resolvê-los. Quando os eleitores são informados e conscientes, eles podem tomar decisões mais acertadas.

O eleitor deve exigir propostas e não baixarias. Ele deve questionar os candidatos sobre seus projetos e suas propostas para resolver os problemas de seu respectivo município. O eleitor deve ser crítico e não se deixar levar por propagandas enganosas ou ataques pessoais.

As eleições municipais deste ano são uma oportunidade para construir um futuro melhor para nossos municípios. É preciso que os eleitores participem ativamente do processo e exijam propostas e não baixarias.

“As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.” – Friedrich Nietzsche (1844-1900).

·       Alex Fernandes França é Administrador de Empresas, Teólogo, Historiador e Mestrando em Ensino pelo PPIFOR – UNESPAR

 

Alex Fernandes França


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.