A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Amamentar também exige perseverança


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 24/07/2020
  • Compartilhar:

“No dia 19 de janeiro de 2008, nasceu meu segundo filho João Felipe, um menino lindo e saudável. O meu parto foi cesariana por isso tive que esperar um pouco para amamentar, mas quando o coloquei para mamar ele sugou com vontade, pois estava faminto. Até aí tudo bem. 

Quatro meses após meu filho ter nascido, eu precisei fazer uma cirurgia novamente, fiquei com medo de não poder amamentar mais.

Graças à Deus, meu filho pôde ficar no hospital comigo. Uma semana depois de ter feito a segunda cirurgia tive que voltar para o hospital de novo, pois tive infecção, esse foi o período mais crítico, pois precisei de tomar muitos medicamentos, entre eles, três tipos de antibióticos muitos fortes. Os médicos me pediram para não amamentar durante os dias que eu estivesse tomando esses medicamentos, mas eu não queria parar de amamentar, então eu contei com a ajuda da minha irmã que amamentou o  meu filho e ele também tomou leite no copinho.

Passei muita dificuldade, pois as minhas mamas ficaram cheias e doloridas me fazendo até chorar, eu precisei do auxílio de uma amiga que é enfermeira Ana Maria, que prontamente me ajudou a retirar o leite, pois sozinha eu não estava conseguindo, sentia muita dor. Mas eu não podia deixar o leite parado se eu quisesse amamentá-lo novamente. Ela me ensinou a técnica da ordenha e transmitiu a tranquilidade e a calma que eu necessitava para retirar o leite. A medida que o leite era ordenhado um misto de alívio (pois a minha dor iria embora) e angústia (por não poder usar este leite) e esperança de poder amamentar de novo vinham à tona.

Passando nove dias eu terminei o tratamento, fiquei bem, apesar dos medicamentos fortes, meu leite não secou e graças ao bom e misericordioso Deus, eu consegui amamentar.” 

Hoje João Felipe está com 12 anos de idade, é um menino inteligente, saudável e joga futebol com excelência.

Faça como a Luiza não deixe que a primeira dificuldade a impeça de amamentar. O leite materno é único sem igual. Não existe nenhum outro leite que se compare a ele. Sabe porque? Porque é feito por Deus e nenhum homem é capaz de fazer algo tão perfeito.

Seja perseverante, tenha fé, você conseguirá amamentar, conte com a ajuda de algum profissional para lhe auxiliar caso tenha muita dificuldade.

Claro que há exceções que impedem a amamentação, se este for seu caso não fique triste pois existem outras alternativas, mas se você pode, não deixe de amamentar o seu bebê.

Tenha calma. Amamentar é algo especial. E é necessário que você esteja bem tranquila e relaxada para que o leite possa fluir. 

Não desista, tenha foco e fé, você vai conseguir. 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.