Agosto Verde: o mês da Primeira Infância
Os primeiros 6 anos de vida de uma criança são muito importantes para vida adulta de uma pessoa. Como bem diz a escritora Lya Luft “ A infância é um chão que a gente pisa a vida inteira”.
Uma infância bem vivida é o pilar que sustenta e garante que as pessoas tenham um futuro brilhante. Pois, os primeiros seis anos de vida deixam marcas profundas nas memórias, nas relações e no modo como cada pessoa se reconhece no mundo.
Pensando nisso, no mês de agosto acontece a campanha do Agosto Verde que é o mês da primeira infância, esta campanha foi instituída através da Lei Federal n° 14.617/2023, o mês foi escolhido porque no dia 24 de agosto é comemorado o Dia da Infância, a data foi instituída pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), com a finalidade de promover a reflexão sobre as condições sociais, econômicas e educacionais das crianças no mundo e assim promover os direitos delas.
Essa iniciativa está alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância (Lei n° 13.257/2016), que define a primeira infância (0 a 6 anos) como fase prioritária para o desenvolvimento humano.
É nos primeiros anos de vida que o ser humano se desenvolve de forma mais intensa. Dos 0 a 6 anos, as bases do desenvolvimento físico, cognitivo e sócio emocionais são formadas, o cérebro nesta fase da vida pode criar até 1 milhão de conexões por segundo, por isso, é considerada e chamada de “janela de oportunidades”, 90% das conexões cerebrais da vida toda são formadas dos 0 a 6 anos.
Agora, caso não haja estímulos, essas conexões podem não acontecer e elas acabam sendo perdidas. Assim é muito importante estimular a criança nesta fase. A ciência já comprovou que uma primeira infância saudável influencia o desempenho escolar, a saúde física e emocional, a capacidade de construir relações e até as oportunidades de trabalho na vida adulta.
Investir na primeira infância é a forma mais eficaz de romper ciclos de desigualdade e impulsionar o desenvolvimento social e econômico do país.
Termino, com essa linda poesia que traduz o sentimento desta relevante campanha intitulada: Cada passo do começo, escrita por André Gravatá, (esta poesia de forma suave e bonita, traduz a luta do mês da primeira infância, que almeja que nossas crianças possam ter direito de ter uma infância feliz, saudável e cheia de oportunidades).
“Tudo que a criança toca, na hora vira brinquedo
A criança toca o mundo, com a alma e com o dedo.
Se a criança encontra afeto, corre, pula e escuta estória.
A criança depois cresce, com a infância na memória.
A infância continua, muito além da memória.
Ela faz parte do corpo, e da nossa trajetória.
A criança ama o colo, a criança cava o fundo.
É tanto chão pra percorrer, no infinito do mundo.
As folhas e as tintas, os sentidos e o sol.
Cada passo do começo, abre espaço e é farol.
Vem primeiro a primeira infância, a primeira infância vem primeiro.
Quanto mais atenção pra criança, mais beleza pro mundo inteiro”.
Cuidar da primeira infância é garantir que esse chão seja firme e seguro, repleto de afeto e oportunidades, para que cada criança possa se desenvolver plenamente. A primeira infância é pra vida toda.