A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A vida é batalha dura...


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 06/09/2019
  • Compartilhar:

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

É muito comum desejarmos felicidade às pessoas. Pensando bem, é sonho de consumo de todos uma vida sem problemas. Pena que essa vida não é possível, pelo menos por enquanto.

Os problemas fazem parte do crescimento pessoal e devem ser esperados por todos aqueles que desejam continuar vivos. Acontece que muita gente decide fugir do problema e, por causa disso, acaba criando mais problema ainda. Se existe algo que não pode acontecer é a fuga das dificuldades da vida. 

Alguns vão beber assim que aparecem os problemas. Bebem, fumam, mas os problemas vão se acumulando, as discussões em casa continuam, os filhos permanecem rebeldes, etc. Isso não resolve. É preciso conversar e mudar o que precisa ser mudado. Isso é difícil, mas é o que resolve de verdade.

As dificuldades servem para melhorar o caráter e treinar a fé que dizemos ter em Deus. Se um problema nos colocou para orar, já valeu a pena ter sofrido. A verdade é que a vida é composta de tempos bons e tempos difíceis para que possamos vive-la numa parceria com Deus. As coisas possíveis nós fazemos; as impossíveis, Deus faz.

Não é correto esperar que Deus faça a parte que é nossa. Precisamos lutar. É em meio à luta que o milagre acontece. Vivemos num mundo onde o milagre passou a ser comercializado, mas os milagres acontecem na vida das pessoas que creem no poder de Deus, mas lutam como se o resultado só dependesse do trabalho delas. Só nosso esforço não resolve tudo. Deus faz os milagres o tempo todo, independente de tudo que se faz no planeta.

É, também importante, viver com responsabilidade. Quando se ignora os princípios divinos, as consequências vêm. Muitos problemas são resultado de desobediência à vontade de Deus. As famílias, por não ensinarem a Bíblia em casa, têm perpetuado gerações de pessoas que fazem problema o tempo todo.

Não é só uma questão de não fazer o mal aos outros, trabalhar, não roubar e mentir. O desrespeito para com Deus causa sofrimento. Cria gente sem fé, malcriada e hostil para com a vida. A onda de suicídios tem crescido e muito disso se deve à falta de fé que tem sido perpetuada na educação das pessoas. Meça isso pela quantidade de cristãos não praticantes e teremos a resposta para muitas perguntas sobre a injustiça social e várias outras.

Quando não se obedece a Deus, teremos dificuldades decorrentes da forma de viver. Essas dificuldades são desnecessárias e podem ser evitadas. Ninguém precisa ser ignorante ao falar com o próximo. Ao ser assim, a pessoa vai perder amigos, ter uma vida familiar horrível, ter portas fechadas sempre, sofrer solidão e decepção quase continuamente. Faz parte da vida buscar a orientação e a bênção de Deus, mas isso deve ser buscado com sinceridade.

A fé não é como um banco, que só é buscado por interesse. Assim, Deus sabe quando só o queremos por conta dos problemas materiais e financeiros. O espírito que alimenta a fé é a certeza de que sem Deus não somos nada e não temos nada de bom a oferecer. Quando alguém pensa assim e vive de acordo com essa visão, a tendência é ter mais sucessos e menos fracassos.

Inclusive, a visão de sucesso, ao se moldar a esse pensamento, melhora consideravelmente. Sucesso não é só ter dinheiro, mas ir bem em todas as partes da vida. Pode parecer piada, mas existem pessoas tão pobres, que só têm dinheiro. Explicando; só tem dinheiro, mas perderam a família, vivem bebendo, perdendo a saúde, o respeito dos filhos e netos, etc. 

É preciso ter mais, é preciso ter Deus. Ajoelhe-se em seu quarto e fale para Deus o quanto você precisa DELE. Peça orientação. Deus trabalha conosco dentro dos pedidos que fazemos em oração. Estude sua Bíblia. Talvez no começo seja difícil para ter intimidade com a Palavra de Deus, mas com o tempo, prazer e a paz virão e a vida fará sentido. Vá à igreja sempre. Os amigos se visitam. É antiético querer que Deus vá à sua casa se você nunca vai à casa dEle. 

Pense nisso.

Um abraço.

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.