A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O pecado traz consequências


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 09/12/2021
  • Compartilhar:

Os loucos zombam do pecado, mas entre os retos há boa vontade. Provérbios 14:9

Estamos vivendo em tempos modernos, onde se prega a liberdade de escolha em tudo. Não sou contra a liberdade de escolha, mas defendo o uso da liberdade com responsabilidade que, além de ser o melhor para a vida, é o que justifica a existência da família, igreja, escola, jornal, TV, enfim, os meios de comunicação. Esses meios que citei citam os melhores caminhos e facilitam aos cidadãos, a escolha.

Dentro dessa maneira de pensar, venho aqui falar sobre o pecado. É comum, no meio religioso, conceituar o pecado. Definimos pecado como coisas que destroem a vida, tanto a própria vida, como a vida alheia. Estou, obviamente, conceituando pecado de uma forma geral, visto que esta coluna não tem objetivo de doutrinar a ninguém, mas apenas conversar sobre as consequências de nossos erros tanto para nós, quanto para as outras pessoas que convivem conosco.

No ano de 1914, falando ao Senado Federal, Rui Barbosa disse a inesquecível frase “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

Uma frase que acaba por mostrar a força da maioria sobre a minoria; a tendência de se copiar o que muitos estão fazendo e esquecer o que a minoria está tentando fazer.

O detalhe dessa tendência, é que, por mais que a maioria diga que o erro não é mais erro, as consequências do erro continuam iguais; elas não mudam. O adultério continua trazendo desestruturação familiar, o roubo continua trazendo tristeza para os roubados e risco de liberdade para os ladrões, a desobediência aos pais continua trazendo sofrimento para os pais e frustração para os filhos, porque o tempo não muda consequência.

Embora todos sejam livres, ainda precisamos de Deus. Só em Deus temos o conhecimento do que é certo e errado, o que é pecado, enfim, o que mudar na vida, o que inserir, o que remover.

Digo aos homens e mulheres que aprendam a viver sem vícios; vivendo assim vocês potencializam a influência que possuem. Digo aos rapazes e moças que aprendam a respeitar os sentimentos das pessoas; evitem usar a sedução como moeda de troca; isso lhes ensinará a aprender o verdadeiro amor e evitar os vícios de relacionamento. Digo aos trabalhadores que façam o seu melhor, independente das condições que enfrentam; vosso trabalho atende a necessidade de muitas pessoas, inclusive a vossa família.

Por fim, tudo o que você aprendeu que é pecado, entenda que ainda continua pecado. Não zombe do pecado; ele é forte e envolvente. Ele pode destruir qualquer vida.

Apegue-se a Deus; Ele sim, é o segredo da vida feliz.

Um abraço.

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.