A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A orientação da criança


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 02/06/2021
  • Compartilhar:

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22:6”.

Hoje estive no colégio onde minha filha menor estuda; estive ali conversando com o diretor e a coordenadora pedagógica. Gastamos uma hora conversando, tirando dúvidas e ouvindo sobre o comportamento dela na escola.

Foi agradável? Não! Foi importante? Com certeza!

A grande verdade, é que ser pai é participar, e isso pode ser muito trabalhoso. Uma observação que o diretor daquela escola me fez, foi que muitos pais têm os filhos com problemas escolares, mas os pais nunca comparecem quando a escola deseja conversar sobre a situação dos filhos.

Isso me fez pensar que é injusto trazer a criança ao mundo e não acompanhar o desenvolvimento dela, seja escolar ou mesmo em outras áreas da vida.

Desde criança ouço que os bons alunos são aqueles cujos pais vão às reuniões da escola. Os alunos problemáticos são aqueles cujos pais não aparecem nessas reuniões.

Porque não gastar um tempinho para estar nessas reuniões? Como poderão orientar a criança, sem saber exatamente o que está acontecendo com ela?

Trazer filhos ao mundo até adolescentes estão trazendo, mas educar filhos é coisa de gente esclarecida. Isso é semelhante a uma construção; gasta tempo, dinheiro e dedicação. É um processo lento, árduo e desafiador.

Educar não é a mesma coisa que dar alimento, roupa, calçado e um teto para morar. Educar é forjar o caráter, ensinar a estudar, trabalhar, lidar com as emoções, ensinar uma religião.

Educar é dar o exemplo. Mostrar pela vida que se vive, como a criança deve viver.

Deus afirma que, se houver o ensinamento, a criança andará no caminho certo, provavelmente até a velhice.

Pais e mães, devemos acordar a respeito da educação das crianças. Não está sendo fácil enxergar um futuro promissor vendo a forma como as crianças estão sendo educadas.

Temos adolescentes andando pelas ruas, namorando, ficando, vários deles com vida sexual ativa. Muitos têm amizades com más companhias e os pais nem sabem; não têm controle algum sobre isso.

Daqui a pouco, filhos adolescentes estarão trazendo netos para os pais educarem, e aí a ficha vai cair para alguns deles que não valeu a pena deixar rédea frouxa.

Para outros, a dor será grande, ao descobrir o envolvimento dos filhos com as drogas, vícios e até o crime.

Pais! É preciso acompanhar melhor a vida dessa criançada! É preciso abrir os olhos.

Poucas crianças estão aprendendo a trabalhar, ter um caráter digno. Poucas crianças estão aprendendo a respeitar a Deus e aos idosos.

É preciso se lembrar de acompanhar melhor o desenvolvimento de nossas crianças. Somos os guias; se falharmos, as crianças perderão o rumo e nosso futuro estará comprometido.

Talvez alguém diga que isso é difícil, mas é possível. Peçamos essa ajuda a Deus. “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Tiago 1:5”.

Um abraço.

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.