A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A Falsidade


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 01/03/2019
  • Compartilhar:

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Mateus 5:37

A vida em família é um aprendizado incrível. Aprende-se sempre. Às vezes aprendemos o que fazer, outras vezes, o que não fazer e, sempre, na repetição das coisas, desenvolvemos o caráter.

A presente coluna tem como objetivo colocar a você que lê, a importância que tem a sua vida na família à qual pertence. Numa casa, todos precisam da sua participação, porque dependem de seu ensinamento para crescer moral e civicamente.

É nessa lacuna que entra o tema de hoje. A falsidade tem a ver com ações contrárias acontecendo o tempo todo. Não gostamos, mas fingimos que gostamos. Elogiamos na frente, mas criticamos duramente pelas costas.

Somos amigos na presença, mas tratamos como inimigos na ausência. Dizemos na ausência, coisas que não ousamos repetir na presença. Isso é a falsidade.

Uma pessoa desenvolve a falsidade com o passar dos anos. É um traço de caráter formado pela constante repetição. A pior face da falsidade, é que a pessoa que a possui nem sempre tem consciência que a tem como parte da personalidade.

Isso complica ainda mais a compreensão da abrangência do assunto. Mas estamos em tempo de analisar isso. Os adultos ensinam a falsidade para as crianças, quando o vendedor bate à porta e alguém da família manda dizer que a mãe não está. As conversas que os adultos têm diante das crianças mostram as duas caras que as pessoas podem ter quando xingam a alguém, porque está longe, mas elogiam e bajulam a mesma pessoa quando está perto.

Criança é esperta. Com o tempo, vai praticar essa estupidez dos adultos para sobreviver nesse mundo complicado, repleto de falsidade.

Mas Deus quer algo bem melhor de todos nós. Ele quer adultos que passem valores limpos e puros para a geração que está se formando. Você pode ser um instrumento de Deus para ensinar a sinceridade e a verdade para as crianças com quem tem o privilégio de estar em contato.

Evite a mentira, a bajulação e as duas caras, tão comuns em pessoas comuns.

Mas, tudo o que é bom, custa caro. Você precisa investir tempo em oração. Estude a Bíblia, vá à sua igreja. Se ainda não tem o costume de ir à igreja, comece agora. Sempre dá tempo de receber a ajuda de Deus e vencer a falsidade. Um abraço!

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.