A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A arte de ouvir...


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 18/04/2019
  • Compartilhar:

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1:19.

Como já ouvimos dos nossos antepassados, Deus nos deu uma boca e duas orelhas, indicando assim que é mais importante ouvir que falar. No entanto, as maiores crises de relacionamento ocorrem porque há muita dificuldade em ouvir e excesso de palavras desnecessárias e, até mesmo, palavras ofensivas.

Mas, como tratamos sobre assuntos de família, destaco aqui que temos acompanhado adolescentes que reclamam falta de cumplicidade por parte dos pais. Alguns dizem que tanto o pai quanto a mãe só falam o que querem, mas nunca dão oportunidade para que os filhos digam o que pensam. Esse comportamento vai contra o texto bíblico que destacamos no início desta coluna.

Outra equação que não se resolve é quando ou o marido ou a mulher não gostam de escutar o que diz o cônjuge. Recentemente tratamos um caso onde a mulher reclamava de algo do marido, mas o problema que enfrentavam era um assunto totalmente diferente do que ela pensava. Mais uma vez, faltou ouvir a necessidade real do cônjuge.

As coisas tendem a piorar quando o casal briga. Durante uma discussão de casal é muito importante a arte de ouvir, porque aquele que sabe ouvir ofende menos e, consequentemente, quem fala mais, ofende mais.

Talvez essa herança de falar demais e ouvir de menos venha da superficialidade de nossas orações, quando tendemos a falar muito de nós para Deus, como se Ele nada soubesse e, procuramos muito pouco, ouvir a voz do Senhor pelo estudo da Bíblia. Esse comportamento nos induz a ser péssimos ouvintes.

As pessoas que dão oportunidade para que os outros falem, erram bem menos. Temos que fazer parte desse time. Como disse a palavra de Deus no texto acima desta coluna, é necessário estar pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.

Na contramão da vida está o comportamento normal da humanidade; pronta para se irar, pronta para falar e tardia para ouvir. Por favor não leve esse comportamento para a sua casa. Vai dar errado na educação de seus filhos, comunicação com o cônjuge, problemas de trabalho, dificuldades no namoro, tentativas de início de relacionamento, enfim, esse cuidado vale ouro.

Os erros do passado ficam para trás. Daqui pra frente, você já sabe. Ouvir primeiro, falar depois e, se necessário, se irar de forma adequada.

Que Deus lhe ajude a praticar esse conselho simples, mas necessário.

Um abraço!

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.