A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A armadilha do orgulho


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 16/09/2021
  • Compartilhar:

Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte;
subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.
Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.

Isaías 14:13-15

 

O orgulho é o pior dos pecados. Certamente você quer saber o porquê dessa afirmação. Então nestas linhas vamos falar algo sobre isso. O texto bíblico acima faz referência a Lúcifer, o anjo glorioso criado por Deus, para cuidar dos negócios do Céu.

Ele era bem exaltado diante dos anjos de Deus, mas não entendeu sua função como querubim da guarda; ele almejou ser igual a Deus em poder e majestade. Sendo isso impossível, pelo fato de ser ele (Lúcifer), uma criatura, ele começa uma rebelião no céu, a qual culmina com a expulsão de Lúcifer e a terça parte dos anjos para fora do Céu.

Pelo orgulho e o deslumbramento, Lúcifer perdeu a sua eternidade e glória, bem assim também os anjos que o acompanharam. Para eles foi impossível glorificar a Deus, tendo na mente o sonho de se igualar, talvez superar a Deus em poder e glória.

Seria maravilhoso se a história do orgulho terminasse com Lúcifer e seus anjos, mas não. Estamos vivendo em um mundo contaminado pelo pecado, onde o orgulho tem hospedagem em muitos corações. Isso é danoso para a qualidade de vida e o crescimento das pessoas.

O grande problema do orgulho é a dificuldade para aceitar as próprias limitações. Uma pessoa consciente de suas fraquezas saberia onde parar, quando pedir desculpas, quando reconhecer as falhas, enfim, quando aceitar que Deus é Senhor.

Mas o orgulhoso não consegue reconhecer os próprios erros e, consequentemente não pedirá perdão a Deus pelos pecados que comete. O único pecado sem perdão é aquele pelo qual o pecador não se arrepende; o orgulhoso não se arrepende. Não será perdoado e não será salvo por Jesus. O orgulhoso é alguém que caminha de cabeça erguida e peito estufado para o próprio fim.

Parece uma figura cômica, mas não é. É alguém que assumiu a própria morte, mas vive como se fosse dono de qualquer situação. O orgulho é uma doença espiritual e precisa ser curada.

Mas como? É um processo doloroso. É preciso se ajoelhar diante de Deus, invisível, imortal e Todo-poderoso. Reconhecer que não é nada e que precisa de força para aprender a ser humilde.

É algo humilhante, mas é o que devemos fazer; humilharmos sob a mão potente de Deus, para que consigamos viver felizes, sem o peso desnecessário do orgulho.

Um abraço.

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.