A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pisos Sustentáveis


Por: Mari Bulgareli
Data: 05/11/2020
  • Compartilhar:

Você vai construir ou reformar e quer colocar um piso ecologicamente correto e sustentável. Com tantas opções no mercado como saber se o piso é realmente sustentável? O produto sustentável é aquele que não faz mal à saúde, tem qualidade assegurada para o que se propõe, é fabricado por empresa com responsabilidade social, ambiental e comunicação ética.

Os pisos sustentáveis, reduzem os impactos ao meio ambiente, oferecem custo-benefício e opções que proporcionam um design moderno, ambientes elegantes e projetos cheios de beleza e personalidade.

No mercado existem diversos modelos que permitem ao profissional ou proprietário escolher entre diferentes cores, texturas e funções. Vamos ver alguns tios de pisos sustentáveis:

Piso intertravado de concreto: ideal  para áreas externas e geralmente empregados em projetos de praças, estacionamentos, garagens, ciclovias e calçadas. Os pisos intertravados são assim chamados por sua formatação sem rejunte. Blocos de concreto, conhecidos por pavers, são assentados sobre areia ou no solo, o que facilita a infiltração e absorção da água pluvial, evitando que escoe para córregos ou bueiros e reduzindo os impactos causados pela chuva.

Intertravados de concreto ainda são considerados pisos sustentáveis por refletirem 30% da luz solar, o que ajuda na economia de energia, e poderem ser reaproveitados, já que é possível retirar e reaplicar os pavers sem prejuízo às peças.

Piso de borracha: o caráter sustentável dos pisos de borracha está, principalmente, na reutilização da matéria-prima, oriunda de pneus ou até mesmo sobras do material usado na fabricação de calçados. Flexíveis, duráveis e antiderrapantes, eles atendem tanto a empreendimentos residenciais quanto corporativos e comerciais. Oferecem segurança e conforto térmico e acústico, são capazes de absorver impactos e diferem em cores e formatos.

Piso de bambu prensado: o que faz desse tipo de piso sustentável é sua base natural, uma vez que o bambu cresce rapidamente, não danifica o meio ambiente e se regenera, um recurso renovável que não exige replantio ou fertilização. Carbonizado, natural ou texturizado, seus tipos se assemelham aos pisos de madeira, mas com a vantagem de serem mais resistentes e densos, graças ao seu alto teor de fibras.

Piso vinílico: é feito de PVC, minerais e aditivos e pode ser encontrado em réguas, mantas ou placas. Por ser leve e fácil de aplicar, ele pode ser usado em quase todos os ambientes. Tem uma grande variedade de desenhos, opções e texturas.

Para ter certeza se o piso é sustentável e atende a todos os requisitos, uma dica é procurar por rótulos de certificação, que atestam o compromisso do fabricante e do produto com o meio ambiente.

Por definição, “sustentável” refere-se a um produto que permanece, por um determinado prazo. Escolha produtos sustentáveis ??para sua casa, produtos de alta qualidade e que tenham boa durabilidade, um piso ecologicamente correto.

Por Mari Bulgareli

Mari Bulgareli


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.