A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A Bioconstrução


Por: Mari Bulgareli
Data: 17/08/2021
  • Compartilhar:

O termo Bioconstrução se refere às construções onde a preocupação ecológica está presente desde sua concepção até sua ocupação. Combina técnicas milenares com inovação tecnológica, garantindo a sustentabilidade não só do processo construtivo como também do período pós ocupação de casas e edifícios.

A bioconstrução pode ser definida como a “construção de ambientes sustentáveis por meio do uso de materiais de baixo impacto, adequação da arquitetura ao clima local e tratamento de resíduos”, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. 

Deve-se levar em conta o clima, o tipo de solo, localização do terreno, entre outros fatores. A terra, quando utilizada, deve ser a da própria propriedade da construção.

Vantagens da bioconstrução:

• Redução de geração de resíduos

• Redução do consumo energético

• Redução dos riscos de incêndio

• Troca de conhecimentos na comunidade

• Preservação do meio ambiente

Os recursos utilizados podem ser a madeira, o bambu, o barro, entre outros. Nesse momento, a ajuda de profissionais é necessária para que se encontre a melhor técnica.

Os materiais mais utilizados na bioconstrução:

A terra é um material abundante e que existe em diferentes locais. Na bioconstrução, ela pode ser usada de diversas formas, como em paredes de taipa e adobe. As construções de terra crua compõem ambientes ventilados, já que controlam a entrada  e saída de calor e a umidade.  

A pedra é encontrada em abundância em muitos locais. Elas podem ser utilizadas como a construção de paredes, muros e fornos. Na bioconstrução, as pedras também são muito utilizadas para a fundação da casa, servindo para apoiá-la no terreno.

A palha é um material de construção muito útil. Ela pode ser usada para melhorar a resistência de tijolos de adobe e paredes de cob. Além disso, a palha do resíduo de plantações de arroz, pode ser usada para a construção de paredes.

A madeira é um material abundante em muitos lugares e pode ser considerada um recurso renovável se for usada de maneira consciente. É um material orgânico e, que deve ser tratado para ter mais durabilidade.

A bioconstrução também é uma forma de arquitetura social. As técnicas construtivas utilizadas no passado estão presentes na bioconstrução, mas elas evoluíram e hoje oferecem mais segurança e conforto aos moradores. 

As comunidades que têm acesso a essa técnica podem criar moradias confortáveis e seguras sem depender totalmente de pessoas de fora ou de grandes investimentos.

Esse tipo de moradia traz conforto para os moradores ao adaptar-se ao clima local, além de oferecer um estilo de vida sustentável e econômico.

Mari Bulgareli


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.